quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Janome 2030DC: Pontos

Ao longo de aproximadamente 05 meses, tive a gratificante experiência de manusear algumas máquinas de costura. Sim, apesar de não ter me entendido com a Brother CS6000i, é muito bom poder ajudar outras pessoas com minhas humildes observações.
Como está escrito: "Examinai tudo. Retende o bem." 
(1 Tessalonicenses 5:21)
Algo importante para quem busca uma dessas "mocinhas" indispensáveis é conhecer os pontos que a máquina possui.
Tem pessoas que precisam de uma máquina com muitos pontos decorativos. Outras só necessitam de uma boa máquina de costura, com pontos básicos.
Na minha opinião, basic sewing stitches (pontos de costura básicos) são: reto, reto triplo, ziguezague, multiziguezague (03 pontinhos), elástico, invisível e overloque. Também é útil que a máquina tenha alguns pontos decorativos bonitos, 02 ou 03 tipos de caseado, ilhós e pontos para cerzir e remendar. Ufa! Esse é o básico? Você pode se perguntar. Bem, não é o básico dos básicos. Mas é o essencial para que você fique tranquila com sua máquina por muitos anos.
Além disso, tem alguns fatores estruturais: uma boa máquina de costura tem que ser robusta, macia, com uma estrutura interna firme. O espaço do braço da máquina tem que ser suficiente para costurar projetos maiores sem grandes dificuldades.
Bem, o objetivo principal deste post é ajudar a sanar um dos principais déficits que tenho notado desde os primórdios das minhas buscas por máquinas de costura: uma abordagem mais específica sobre os pontos que compõem nossas "amiguinhas".
Se você já vivenciou a saga da busca por uma máquina de costura, sabe que os manuais fornecem informações resumidas, sem mencionar o nome de cada ponto. Os pontos acima, que estão detalhados a seguir, são da Janome 2030DC. Foi uma árdua tarefa encontrar o nome de cada ponto. Tive que vasculhar manuais da Singer, Brother e Janome. Mas valeu à pena :)

00 – Ponto Reto (Centro)
01 – Ponto Reto (Esquerdo)/Friso
02 – Ponto de Arremate Automático/Lock-a-Matic
03 – Ponto de Arremate/Ponto de Fixação Automático
04 – Ponto Reto Triplo/Elástico Triplo
05 – Ponto Elástico/Ponto Haste (Centro)
06 – Ponto Elástico/Ponto Haste (Esquerdo)
07 – Ponto Ziguezague/Ric-rac
08 – Multiziguezague/03 pontinhos/Ponto de Tricô
09 – Ponto Overloque/Ponto de Chulear
10 – Ponto Invisível/Bainha Invisível
11 – Ponto Concha
12 – Ponto Turco/ Ponto para unir retalhos
13 – Ponto Aplique/Caseado
14 – Ponto para Aplicações/Caseado
15 – Ponto Acetinado Crescente Ondulado
16 – Ponto Dominó
17 – Ponto Decorativo
18 – Ponto para Patchwork
19 – Ponto Quilt/Ponto Escultura
20 – Ponto Pluma/Ponto para unir retalhos
21 – Ponto Decorativo
22 – Ponto Tipo Cruz/Cruzado/Bainha aberta
23 – Ponto Estrela/Ponto de Fecho/Clasp
24 – Caseado quadrado
25 – Caseado de ponta arredondada
26 – Caseado tipo fechadura
27 – Ponto de Cerzido
28 – Ponto de Reforço/Travete
29 – Ilhós

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Qual o nome da sua máquina de costura?

Eu sou o tipo de pessoa que gosta de dar nomes para quase tudo, e lógico que com minha amiga costurística não poderia ser diferente.
Adoro filmes antigos. Então minhas 03 primeiras máquinas de costura chamavam-se: Grace Kelly, Audrey Hepburn (minha atriz antiga preferida) e Brigitte (de Brigitte Bardot).
Minha última "companheira de aventuras" é mais especial, por isso ganhou um nome exclusivo também: Agnes, forma greco-latina original da qual se deriva o castelhano Inês, que é o nome da minha amada vóvis.

E você, gosta de dar nomes a esses objetos que facilitam e encantam nosso dia a dia?

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Singer, Brother ou Janome?


Como escolher uma máquina de costura? Qual a melhor marca, com melhor custo-benefício? Quais as diferenças, na prática, entre máquina de costura mecânica, eletrônica e computadorizada?
Esses e alguns outros questionamentos sempre permeiam a cabeça de quem pretende adquirir uma "amiga" para auxiliar nas aventuras com tecidos e costurinhas.

Primeiramente, acho que é importante considerar que existem marcas e marcas, modelos e modelos. Ou seja, um mesmo modelo de máquina de costura pode representar o paraíso para determinada pessoa e o purgatório para outra. Isso porque há modelo ótimos que já saem de fábrica "premiados", aí sofre quem for a escolhida da vez, não é verdade? Então, pode acontecer de uma marca conceituadíssima ter errado a mão em um modelo específico ou em uma única unidade ou lote de qualquer modelo.
Lógico que quando sofremos um "trauma" com algum produto de qualquer marca, nos sentimos frustrados e, para evitar futuras decepções, optamos por não adquirir nenhum produto daquela marca. Eu penso assim, conheço pessoas que também pensam assim e é possível que você não seja diferente.

Existem tantas opções de máquinas de costura, de várias marcas, modelos, tamanhos. Algumas bem simples de manusear, outras com tantos botões e funções que a gente mal sabe por onde começar.
Eu mesma já respondi a algumas leitoras com dúvidas sobre qual máquina escolher.
Para dar um help, resolvi escrever este post, relatando minha experiência pessoal com 03 das marcas mais vendidas no Brasil e no mundo: Singer, Brother e Janome.

Singer
As maioria das máquinas da Singer possui estrutura interna de metal, o que confere maior estabilidade durante a costura.
A Singer completou 160 anos de existência, estando há 153 anos no Brasil. O impacto que isso tem na vida de quem opta por uma máquina de costura Singer: assistência técnica, peças e acessórios em praticamente todos os lugares.
Eu tive a oportunidade de testar 02 modelos de Singer: a Tradition 2273 e a Curvy 8763. A primeira é uma máquina mecânica, o modelo mais completo de sua linha, com 22 pontos e 02 caseados automáticos de 01 passo. A segunda é um modelo eletrônico, com 30 pontos, sistema simplificado de passagem de linha e 03 luzes led que iluminam a área de trabalho muito bem. Já me perguntaram algumas vezes por que troquei a Tradition pela Curvy.
Bem, na época eu era totalmente inexperiente em relação à máquinas de costura. Conversando no Flickr com minha amiga Pri Diniz, ela comentou sobre como fazia falta o ponto caseado (aquele usado em aplicações) na máquina de costura dela, uma Singer Facilita. Uma luz piscou em minha cabeça, fui pesquisar e descobri que a Tradition também não possui o ponto caseado. Além disso, me disseram que máquinas eletrônicas eram mais silenciosas que as mecânicas. Aí, decidi perguntar se poderia trocar pela Curvy (que, segundo a tabela comparativa da Singer, era um modelo bem completo) e como a máquina só estava a 02 ou 03 dias em casa e eu só havia mesmo testado os pontos, o dono da loja me deixou trocar :)
Convivi 03 meses com a Curvy. É uma máquina bonita, robusta, muito fácil de manusear e cuja qualidade dos pontos impressiona. Porém, devido a problemas de coluna, tive que optar por um modelo que dispensasse o uso do pedal e dei a Curvy para minha tia, que possui uma Singer semi-industrial há uns 15 anos.
Foi aí que a saga recomeçou e tive que procurar uma nova máquina de costura, que com certeza não seria uma Singer (os modelos da Singer que não precisam de pedal passam dos R$ 1.700,00). Finalmente, chegou ao Brasil a Singer Stylist 7258 que também permite costurar sem o pedal e está na faixa dos R$ 1.000,00.

Brother
Eu não estava pensando em adquirir uma máquina de costura da Brother. Acho elas bonitinhas e tal, mas, pelo menos os modelos que conheço, são feitos de fibra de plástico e NÃO possuem estrutura interna de metal. Meu sonho de consumo na época era essa máquina aqui.
Devido à limitações com $$$ e à educação, presteza e "insistência" do pessoal do Bazar Tal e Koisas, resolvi dar uma chance para a Brother CS6000i, uma máquina computadorizada e moderna. Afinal, ela é uma das máquinas com melhor custo-benefício do mercado, se analisarmos o preço e a razoável quantidade de acessórios inclusos. Não é a toa que é uma das "queridinhas" não só aqui no Brasil, mas nos EUA também (basta dar uma olhada em sites como Amazon, Walmart e nos que fazem review de máquinas de costura). 
Bem, minha experiência com esse modelo não foi das melhores. Você pode ler detalhadamente aqui.
Assistência técnica para a Brother também não é algo que se encontra em todos os lugares. Na cidade onde moro, por exemplo, não tem nenhuma autorizada.
Então, se você está pensando em adquirir essa ou qualquer outra máquina, te aconselho a pesquisar se sua cidade tem alguma autorizada, se o atendimento é bom e se o pessoal é qualificado. (eu liguei em uma revenda autorizada de uma cidade próxima para perguntar sobre outro modelo de Brother, e o atendente nem sabia que o modelo em questão existia).

Janome
Desde os primórdios da minha busca pela minha 1ª máquina de costura, andei pesquisando sobre a Janome. A empresa completou 90 anos de existência e recebe muitos elogios pelo mundo afora.
A primeira Janome que despertou meu interesse foi a 2030DC, depois me afeiçoei com a 3160QDC, por causa do botão de corte automático de linha.
Na época em que estava dividida entre a 2030 e a Curvy, optei pela Curvy pela proximidade da assistência técnica.
Em dezembro do ano passado, ao ficar em dúvida entre a 3160 e a CS6000i, escolhi a Brother pelo preço e pelos acessórios incluídos.
Mas nesses últimos dias, ao jogar a toalha e desistir da Brother, voltei a me afeiçoar com minha primeira menina dos olhos, a Janome 2030DC, uma máquina de costura eletrônica com mecanismo de eixo idêntico aos das máquinas industriais. E lá estava ela, esperando por mim, com um preço ótimo, frete grátis e parcelamento sem juros, rsrsrs.
Agnes chegou ontem. Ainda estamos nos conhecendo, mas uma coisa é certa: a diferença entre a Brother "premiada" que eu usava e a 2030 é notável. A Janome é muito mais robusta, macia e silenciosa. Vóvis também ficou impressionada com o silêncio da Agnes
Aí, você pode se perguntar: por que não escolher a Janome 3160, que é mais completa? Bem, primeiro por causa do preço que, para mim, ainda é proibitivo. Segundo, porque vi alguns vídeos no youtube relatando problemas com esse modelo, e de problemas com sewing machines, eu já tive minha cota :P. Na verdade, descobri, graças a uma leitora do blog, que o aparente problema, na verdade foi uma falha no ajuste da tensão da linha, que não foi feito corretamente.

Resumindo:
Singer
Vantagens:
-A maioria das máquinas possui estrutura interna em metal.
-É fácil encontrar assistência, peças e acessórios.
Desvantagens:
-A grande maioria dos modelos vem só com os acessórios básicos inclusos. É necessário adquirir outros calcadores separadamente.

Brother
Vantagens:
- Ótimo custo-benefício ao se considerar o preço, os recursos, a quantidade de pontos e de acessórios inclusos.
- Possui máquinas leves e bonitas, com curvas arredondadas.
Desvantagens:
- Estrutura frágil, o que faz a máquina trepidar (algumas máquinas Brother têm estrutura melhor - vi no youtube).
- Pontos podem desregular ao costurar algumas camadas de tecido. Às vezes, até para costurar 04 camadas de algodão, é necessário usar o calcador de transporte duplo (walking foot).
- O braço e a mesa extensora da CS6000i são pequenos.

Janome
Vantagens:
- Estrutura interna de antimônio.
- É realmente silenciosa.
- Os pontos são perfeitos.
- É fácil manusear a máquina.
Desvantagens:
- O valor de alguns modelos ainda é muito alto.
- Vem com poucos acessórios inclusos, sendo necessário adquirir separadamente.

Espero que esse post possa te ajudar na hora de escolher uma máquina de costura, que ajude a esclarecer um pouco as inúmeras dúvidas que estão na sua cabeça.
Comente, pergunte, sinta-se à vontade! Mi blog es su blog :D

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Janome 2030DC: primeiras impressões



Daí que Agnes chegou, a mais nova integrante da família, tão querida e aguardada: minha Janome 2030DC! (fico devendo umas fotos melhores, porque ainda não consegui comprar minha câmera digital, mas assim que conseguir, atualizo o post).
A caixa da Marbor é feita de um papelão bem resistente, vóvis até comentou sobre isso.
Agnes estava bem embaladinha, com todos os acessórios e um "livro de instruções" (parece uma revista fininha, porque é comprido se comparado a um manual tradicional, acho que é tamanho a4, mas ainda não tive tempo de medir).
A 2030 é bem bonita e "fofinha", no sentido carinhoso e fofurístico da palavra.
Não tive dificuldades em encher a bobina nem em passar a linha. O passador de linha é diferente, mais rápido e fácil, só demorei um pouco para entender o funcionamento dele, porque estava acostumada ao passador da Brother, que quase sempre se recusava a puxar a linha na primeira tentativa :P
Também é necessário puxar a linha da bobina (função que não era necessária nem na Curvy nem na CS6000i), mas quem se encarrega desta missão na 2030DC é o botão de posição de agulha, então fica fácil :)
Os botões são fáceis de mexer. Só ainda não entendi direito a funcionalidade do botão de trava automática. Mas garanto que amanhã vou estar tirando de letra, rsrsrs.
Como eu disse aqui, estruturas internas de metal fazem TODA a diferença! A máquina da Janome é leve, mas não tanto quanto a Brother, e talvez por isso não trepide quando o controle manual de velocidade está na velocidade máxima. Eu testei!
A Janome 2030 é robusta e muito, muito macia para costurar, sem contar que os pontos são PERFEITOS! mesmo em meio a toda correria vespertina, eu não poderia deixar passar a oportunidade de costurar alguns em um paninho de teste :D
À noite, eu reformei um vestido da vóvis, que disse enquanto eu costurava: "até que enfim uma máquina silenciosa"! Fato. Nunca havia conhecido uma "moça" tão quietinha. Dá para ouvir música, filme, seriado, jornal, novela... sem precisar aumentar o volume ou parar a máquina nos momentos decisivos :)
Lógico que Agnes já está toda personalizada! Escrevi até o nome dela em um pedaço de vinil adesivo :P

Resumindo:

- A máquina vem bem embalada e a caixa é de papelão forte.
- É uma linda máquina de costura, achei bem bonita mesmo.
- É fácil encher a bobina, passar a linha na máquina e puxar a linha de baixo.
- Os botões são fáceis de operar.
- A estrutura interna de metal confere maior estabilidade e segurança durante a costura, pois atribui robustez à máquina.
- A Janome 2030DC é extremamente "macia", é muito gostoso costurar com ela.
- Os pontos são muito bonitos e perfeitos.
- A máquina é super silenciosa!

Aguardem muitas novidades costurísticas! Agora ninguém me segura!

Obs.: a segunda foto é de um estojo com bobinas cor de rosa da Janome, que encontrei aqui.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Brother CS 6000i Review

Esse é um relato da minha experiência pessoal com a máquina de costura Brother CS6000i. Acho que máquina de costura é igual carro. Eu simplesmente não me adaptei à Brother. Mas talvez eu apenas não tenha tido sorte ou paciência, sei lá :P

No início de dezembro, adquiri minha primeira e última máquina de costura Brother, esta aqui.
Ela é uma máquina bem bonitinha, vem com muitos acessórios, inclusive o walking foot e mesa extensora. Os acessórios inclusos, a promoção de natal, e a "insistência" da loja, me fizeram optar por esse modelo.
Logo notei que, para uma máquina feita especialmente para quilt e patchwork, o espaço do braço e a mesa extensora são pequenos. Então, acaba sendo um pouco incômodo costurar trabalhos maiores.
Mas os verdadeiros problemas começaram poucos dias depois. A princípio não pareciam tão graves. Mas como gotas d'água pingando da torneira, com o tempo se tornaram insuportáveis, ao menos pra mim :(
Primeiro, a máquina fazia um barulho horrível, de bate-estacas, quando costurava mais que 03 camadas de algodão (algodão!). Para se ter uma idéia, minha vóvis comparava o barulho com o da máquina de lavar antiga dela. Ao relatar isso à Cris, do Bazar Tal e Koisas, ela me orientou a usar o calcador de transporte duplo (walking foot). Passei a usar e a questão foi parcialmente resolvida (digo parcialmente porque não dá para costurar todos os pontos com o calcador de transporte duplo, principalmente os decorativos, que gosto mais, ficam desalinhados com esse calcador). A Gislaine, do Tal e Koisas, também recomendou trocar a agulha, usar uma mais grossa.
Para piorar, eu nunca (nunca mesmo) tive coragem de usar a máquina com o controlador manual de velocidade no máximo, porque a máquina trepida muuuuuito e faz um barulho assustador :P. Provavelmente isso se deve a ausência de uma estrutura interna de metal, como há em máquinas da Singer e Janome. Uma estrutura metálica faz TODA a diferença.
O último problema, a gota d'água, é que os pontos, especialmente os decorativos, começaram a ficar frequentemente desregulados. Isso acontecia sempre após eu costurar algumas camadas de algodão, em peças leves, onde o walking foot é desnecessário. Para se ter uma idéia, eu costurei um alfineteiro em forma de almofada, inspirado neste post aqui. Reparem que a costura é feita apenas para unir os retalhos de algodão, nada mais. Depois disso, os pontos decorativos ficaram totalmente desregulados, e olha que eu sempre limpo a máquina, seguindo rigorosamente as instruções e o vídeo explicativo. Tive que deixar a máquina desligada por dois dias, só assim os pontos voltaram ao normal. Até eu costurar algumas poucas camadas de feltro e tudo desandar outra vez :(
Eu adorava minha Singer Curvy (falei um pouco sobre ela aqui). É uma máquina linda, robusta e firme, com pontos lindos (com qualidade superior aos da Brother, na minha opiniao).
Enfim, desisti da Brother e não dá pra comprar uma Singer pois o modelo mais "barato" aqui no Brasil, que dispensa o uso do pedal é a Superb 2010, que só falta falar e está na faixa dos R$ 1.700,00 à vista. Primeiro, é inviável para mim gastar tanto assim. Além disso, eu não preciso de uma "super máquina de costura", apenas um modelo simples, resistente, em que seja possível costurar sem o pedal (por causa da minha coluna).
Eu já havia pesquisado e me afeiçoado bastante com as máquinas da Janome, desde a época em que adquiri minha primeira máquina de costura. Na época, optei pela Singer por causa da assistência técnica próxima a minha residência.
Deus é tão bom! que encontrei a Janome 2030DC com um preço ótimo, frete grátis e  possibilidade de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Diante dessas condições, consegui comprar minha Agnes, que tem previsão de entrega até amanhã. Mal consigo dormir de ansiedade, hehe. Pareço criança esperando presente :D
Detalhe: só foi possível comprar outra máquina porque, além do adicional de férias, recebi um retroativo esse mês que me permitiu quitar o cartão de crédito :) Quando a gente pensa que vai ficar leve, solta e livre de dívidas, sempre surge um motivo para gastar outra vez (risos). E assim caminha a humanidade...