quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Janome 2030DC: Pontos

Ao longo de aproximadamente 05 meses, tive a gratificante experiência de manusear algumas máquinas de costura. Sim, apesar de não ter me entendido com a Brother CS6000i, é muito bom poder ajudar outras pessoas com minhas humildes observações.
Como está escrito: "Examinai tudo. Retende o bem." 
(1 Tessalonicenses 5:21)
Algo importante para quem busca uma dessas "mocinhas" indispensáveis é conhecer os pontos que a máquina possui.
Tem pessoas que precisam de uma máquina com muitos pontos decorativos. Outras só necessitam de uma boa máquina de costura, com pontos básicos.
Na minha opinião, basic sewing stitches (pontos de costura básicos) são: reto, reto triplo, ziguezague, multiziguezague (03 pontinhos), elástico, invisível e overloque. Também é útil que a máquina tenha alguns pontos decorativos bonitos, 02 ou 03 tipos de caseado, ilhós e pontos para cerzir e remendar. Ufa! Esse é o básico? Você pode se perguntar. Bem, não é o básico dos básicos. Mas é o essencial para que você fique tranquila com sua máquina por muitos anos.
Além disso, tem alguns fatores estruturais: uma boa máquina de costura tem que ser robusta, macia, com uma estrutura interna firme. O espaço do braço da máquina tem que ser suficiente para costurar projetos maiores sem grandes dificuldades.
Bem, o objetivo principal deste post é ajudar a sanar um dos principais déficits que tenho notado desde os primórdios das minhas buscas por máquinas de costura: uma abordagem mais específica sobre os pontos que compõem nossas "amiguinhas".
Se você já vivenciou a saga da busca por uma máquina de costura, sabe que os manuais fornecem informações resumidas, sem mencionar o nome de cada ponto. Os pontos acima, que estão detalhados a seguir, são da Janome 2030DC. Foi uma árdua tarefa encontrar o nome de cada ponto. Tive que vasculhar manuais da Singer, Brother e Janome. Mas valeu à pena :)

00 – Ponto Reto (Centro)
01 – Ponto Reto (Esquerdo)/Friso
02 – Ponto de Arremate Automático/Lock-a-Matic
03 – Ponto de Arremate/Ponto de Fixação Automático
04 – Ponto Reto Triplo/Elástico Triplo
05 – Ponto Elástico/Ponto Haste (Centro)
06 – Ponto Elástico/Ponto Haste (Esquerdo)
07 – Ponto Ziguezague/Ric-rac
08 – Multiziguezague/03 pontinhos/Ponto de Tricô
09 – Ponto Overloque/Ponto de Chulear
10 – Ponto Invisível/Bainha Invisível
11 – Ponto Concha
12 – Ponto Turco/ Ponto para unir retalhos
13 – Ponto Aplique/Caseado
14 – Ponto para Aplicações/Caseado
15 – Ponto Acetinado Crescente Ondulado
16 – Ponto Dominó
17 – Ponto Decorativo
18 – Ponto para Patchwork
19 – Ponto Quilt/Ponto Escultura
20 – Ponto Pluma/Ponto para unir retalhos
21 – Ponto Decorativo
22 – Ponto Tipo Cruz/Cruzado/Bainha aberta
23 – Ponto Estrela/Ponto de Fecho/Clasp
24 – Caseado quadrado
25 – Caseado de ponta arredondada
26 – Caseado tipo fechadura
27 – Ponto de Cerzido
28 – Ponto de Reforço/Travete
29 – Ilhós

38 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Daiane!

      Muito obrigada pela atenção e pelo carinho!!!

      =^.^=

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  2. Obrigada pelas dicas querida! São muito importantes para mim! Já salvei tudinho!!!Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!

      Fico muuuuuuuuito feliz por você ter gostado do meu cantinho :)

      Excluir
  3. Amiga, adorei encontrar seu blog, que tem informaçoes muito verdadeiras, estou em busca de uma nova " amiga" pois a minha que me acompanha a uns 18 anos eu acho... primacie singer que ja fez milagres digamos, nao esta mais suficiente... não sou novata em costura, mas só uso como hobbie. Depois de semanas, fiz uma planilha com uma comparação com as funcionabilidades nomes de pontos.. etc etc de cada modelo, se quiser te mando para sofisticar ainfda mais seu blog.. meu email vansegalla@gmail.com, aguardo seu email se tiver interesse te mando material. Parabens pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Muito obrigada pelo carinho :)
      Agradeço imensamente sua boa vontade. Sei que é um trabalho árduo e demorado, porque eu mesma já fiz uns esboços comparativos que acabaram não saindo do papel, rsrssrs.


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  4. Adorei seu blog, estou em busca de uma máquina pra mim, é a primeira, né...pensei numa singer facilita 4423, se não me engano, que tem braço livre, parece robusta com uns pontinhos decorativos, mas li seu blog e tive que pesquisar a janome, não é? estou em uma dúvida porque é o seguinte, tenho interesse em fazer bonecos em tecido (grosso) e depois decorar, vc acha que uma máquina só daria conta do recado ou vou precisar de duas? já vi que as robustas não decoram e as que decoram não são tão robustas...me diga, por exemplo e por favor, se fosse a sua máquina, acha que ela faria tudo isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Iara!

      Muitíssimo obrigada pelo carinho =^.^=


      Primeiramente, é necessário avaliar se o tecido é muuuuuuuuito grosso.
      A Janome 2030DC aguenta até 04 camadas de jeans (de acordo com o site da Janome). Posso afirmar categoricamente que ela é bem resistente, sim. Pois já costurei até couro sintético com a bichinha :)
      O truque para costurar tecidos grossos é utilizar agulha 14 ou 16 e aquele calcador de quilt reto, pois ele "puxa" os tecidos durante a costura. Só não dá para fazer pontos decorativos com ele.
      Além do couro, já costurei jeans, várias camadas de feltro e soft (um tecido bem "fofinho", mais grosso que a flanela). Aliás, fiz a capa da Agnes com esse tecido. Ficou um charme :P

      Infelizmente as máquinas bem robustas têm poucos pontos mesmo. Nas marcas Singer e Janome, as máquinas mais resistentes são:

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/facilita-pro-4411

      e

      http://www.janome.com.br/produtos_detalhes.asp?sukey=39723141237WU74DWM&mukey=39563103706T5OZPNC#

      Não acho que é necessário adquirir duas máquinas.

      Uma ideia muito boa é visitar lojas que vendem máquinas de costura antigas. Existem muitos modelos antigos que são robustos, duram a vida inteira e ainda tem pontinhos decorativos lindos. Não precisa ser necessariamente modelos da época das nossas tataravós, rsrsrs. Mas há vários modelos Singer que já saíram de linha e são ótimos.

      Leve os tecidos que você pretende usar nas costuras, teste a qualidade dos pontos, a resistência da máquina. Analise se você e a máquina se entendem. Assim você fará uma escolha segura, com certeza.


      Qualquer dúvida, é só perguntar :)

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Lu, muitíssimo obrigada pela sua resposta á pergunta da Iara! Me ajudou também!
      Estou fazendo capinhas de livros, elas têm 3 camadas de tecido + 1 de feltro para a estrutura, então vou testar sua dica hoje a noite em casa! Tenho uma Janome 2030 QDC.
      Mil beijos, adorei o blog!

      Excluir
  5. Oi Lu! muito obrigada pelas informações...fiquei mais animada...tava sofrendo, né...adorei a dica sobre as máquinas fora de linha, muito bem pensado. vou consultar agora mesmo os links que indicou...muito obrigada mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iara!

      Quando puder, conte se você encontrou a máquina de costura dos seus sonhos.

      tenha um ótimo 2013, com muito amor, felicidade, paz e saúde :)

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  6. Lu, Obrigada por essas dicas de pontos, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Selma!

      Muito obrigada pelo carinho :)

      Fico super feliz por ter gostado dos meus posts.

      abraços,
      Lu

      Excluir
  7. erika 26 de janeiro 2013 19:50. oi lu,com todas as suas explicações, e olha que são muitas e perfeitas, acredita que ainda tenho algumas duvidas?li tudo que voce escreveu sobre maquinas, inclusive as suas correspondencias (desculpe,mas aprendi muito com suas respostas)bem depois disto tudo me decidi,acho,pela janome 3160qdc.ou 2030dc.mas preciso saber, como é a assistencia tecnica aqui no DF.?(moro a 2 anos em taguatinga)a onde posso comprar a maquina?, tem algum curso para usar a maquina? os calçadores as quais voce se refere servem para os 2 modelos janome? desde ja muito grata pela sua atenção, fica com deus erika.meu e mail: erika_duniec@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Érika!

      Os calcadores que citei no blog servem para a Janome 2030 e 3160, mas não para a Janome 2008, que possui calcadores diferentes.

      A assistência técnica da Janome você pode conferir no próprio site:

      http://www.janome.com.br/assistencia.asp?action=buscar&estado=DF&cidade=Bras%EDlia&tipo=r&distribuidor=3

      A Brasília Máquinas fica na Asa Sul, no eixinho. Apesar da loja não ser grande, tem vários modelos Singer, Janome e alguns da Brother. Conversando com o Carlos Eduardo, que é o dono da loja, você pode conseguir testar os modelos. Aconselho que teste as máquinas, leve retalhos dos tecidos que pretende costurar e, antes de ir, dê uma olhada no site da Janome, leia os manuais das máquinas e pesquise os preços na internet. Isso te ajuda a ter uma noção sobre valores, pontos e recursos das máquinas de costura.

      Qualquer dúvida, é só perguntar.

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  8. Olá Lu..
    Amei o seu cantinho, vc está de parabéns!!
    Estou procurando uma máquina para começar, trabalho com artesanato a alguns anos e acredito que uma facilitará muito meu trabalho!
    Qual vc me indicaria?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Lívia!

      Seja bem-vinda ao meu cantinho :)

      Para escolher a máquina mais adequada às suas necessidades, recomendo que defina três fatores importantes:

      1. Seu orçamento - quanto pode/pretende gastar.
      2. Suas necessidades/pretensões a curto, médio e longo prazos.
      3. Facilidade de adquirir acessórios e encontrar assistência técnica especializada.

      É importante definir esses fatores, pois te ajudarão bastante. Dê uma olhada nos sites, leia manuais, procure vídeos no youtube. Faça uma boa pesquisa. E, principalmente, se tiver oportunidade, teste os modelos que estiverem dentro da faixa de preço que você quer e que possuem os recursos que você necessita. Vá até uma loja especializada, leve retalhos de tecido, teste os modelos, sinta se são resistentes e estáveis.

      Não recomendo um modelo muito básico, principalmente para artesanato, pois à medida que você começar a elaborar projetos com a ajuda da máquina de costura vai, inevitavelmente sentir a necessidade de um modelo com mais recursos.

      Se você prezar pela resistência, recomendo que considere a Janome 2008:

      http://www.janome.com.br/produtos_detalhes.asp?sukey=39723141237WU74DWM&mukey=39563103706T5OZPNC

      https://www.youtube.com/watch?v=3FjT2zUN9uY

      Um modelo que não é tão resistente quanto a Janome 2008, mas possui ótimas avaliações e é o único modelo em sua faixa de preço que possui ponto overloque é a Elgin Genius JX-4000:

      https://www.elgin.com.br/portalelgin/Site/Produto/Detalhe/ProdutoDetalhe.aspx?cm=&idprod=120&sm=p80&maincat=35

      Comece dando uma olhada nesses dois modelos, leia os manuais, veja se os pontos, recursos e acessórios atendem suas necessidades. Se perceber que vai sentir falta de pontos decorativos ou de mais recursos, considere outros modelos mais completos.

      Os modelos da Brother sempre estão entre os mais baratos e com melhor custo-benefício. Não são máquinas resistentes como as da Janome, mas talvez atendam suas expectativas.

      Independente da marca que escolher, fique atenta ao uso correto das agulhas e dos calcadores e informe-se sobre quais tecidos a máquina consegue costurar. As máquinas de costura possuem um limite, uma capacidade que conseguem suportar. Algumas não costuram muitas camadas de tecido ou tecidos grossos. Outras não costuram couro sintético, muito menos couro natural. E outras, com a combinação adequada de agulha + calcador apropriado + tensão correta da linha, costuram praticamente todos os tecidos e várias camadas.

      Outro fator importante é a manutenção. Sempre mantenha a máquina lubrificada. Alguns modelos precisam de óleo de máquina, outras utilizam outros produtos, como vaselina. A caixa de bobina precisa ser limpa com frequência, para evitar o acúmulo de sujeira e restos de linha.

      Definindo suas necessidades e seu orçamento, será mais fácil pesquisar modelos com os recursos desejados e na faixa de preço que você procura.

      Espero ter ajudado!


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  9. Olá Lu! Bom dia!
    Vc pode me ajudar a escolher minha máquina singer?
    Quero para costurar roupas, para mim e para vender mais não em quantidade são poucas peças, usarei tecidos mais leves aos mais pesados... Estou em duvida entre a stylist e a facilita pro 4423? Qual vc indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Izabela!

      Seja muito bem-vinda ao meu cantinho :)

      A Singer Stylist é mais completa e mais cara que a Facilita, possui mais pontos e recursos, permite costurar sem usar o pedal, mas não é tão robusta quanto a Facilita 4423. Provavelmente você conseguirá costurar barras de calça, mas não muitas camadas de tecidos grossos.

      A Facilita 4423 é mais robusta, mas possui poucos pontos.

      Você já considerou a Janome 2008? É uma das mais resistentes máquinas de costura domésticas. Costura até 8 camadas de jeans! A faixa de preço está em torno dos R$ 400,00 a R$ 500,00.

      Esse vídeo feito por Davi Doria Gonçalves Junior é super completo e fornece uma ótima orientação:

      https://www.youtube.com/watch?v=fiPahz06yG0

      Para costurar roupas, um dos fatores mais importantes são os pontos de acabamento, como overloque. A Elgin Genius é o modelo mais barato com esse tipo de ponto, e embora não seja resistente como a Janome 2008, possui muitas avaliações favoráveis nos sites e fóruns:

      https://www.elgin.com.br/portalelgin/Site/Produto/Detalhe/ProdutoDetalhe.aspx?cm=&idprod=120&sm=p80&maincat=35

      É possível também fazer acabamento utilizando o ponto reto e o zigue zague. Veja neste vídeo:

      https://www.elgin.com.br/portalelgin/Site/Produto/Detalhe/ProdutoDetalhe.aspx?cm=&idprod=120&sm=p80&maincat=35

      Com esta técnica, você pode fazer acabamento não apenas com a Facilita 4423 ou a Janome 2008, mas também naquelas máquinas antigas (de ferro) que possuem basicamente apenas ponto reto e zigue zague, mas aguentam qualquer tranco.

      Sugiro, se for possível, que você visite lojas especializadas e teste as máquinas de costura. Leve retalhos dos tecidos que pretende usar. Teste os modelos, sinta se são robustos, resistentes e macios ao costurar.

      Verifique também a proximidade da assistência técnica e a facilidade em encontrar acessórios na sua cidade.

      E esteja ciente, que independente do modelo que você escolha, a durabilidade da máquina está diretamente ligada à manutenção adequada e ao uso correto de linha, agulha e calcador apropriado para cada tipo de costura. A tensão correta da linha também faz milagres!

      Espero ter ajudado!

      Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  10. Oi Lu Bom dia
    Gostaria de pedir que me ajude ganhei uma maquina janome 2030dc,pois trabalho com pach e bordo tudo a mão,nunca mexi numa maquina não sei por onde começar podes me indicar algum site ou vídeo de como utilizar a maquina para bordar,fico aguardando noticias ,adorei esse seu cantinho .Beijos Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane!

      Seja muito bem-vinda ao meu cantinho :)

      Eu particularmente nunca fiz bordado com minha Janome, mas é por pura falta de tempo mesmo :(

      A melhor maneira de fazer bordado livre na máquina de costura é com o quilt livre. Com boa coordenação motora e um pouco de prática, dá para fazer desenhos lindos.

      Esses vídeos podem te ajudar:

      1. O da Silvana Vituriano, uma artesã com muito talento, que dá dicas maravilhosas:

      https://www.youtube.com/watch?v=xYT08hIuP4U

      2. O da Rita Quilts, Patchwork e Crafts:

      https://www.youtube.com/watch?v=zqwtACgpUrA

      3. O próprio canal da Janome Brasil que possui vídeos muito bons sobre manuseio e uso de calcadores nas máquinas de costura da Janome:

      https://www.youtube.com/user/JANOMEBRA

      4. O vídeo de manuseio da Janome 2008 feito por Davi Doria Gonçalves Junior. Embora seja outro modelo de máquina, o vídeo é muito completo e pode ser útil para você:

      https://www.youtube.com/watch?v=fiPahz06yG0


      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar.


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  11. Oi Lu, tudo bem? Este é, sem dúvida, o melhor blog de costura que já li! Tem super me ajudado a decidir a minha máquina, mas ainda estou cheia de dúvidas rsrs

    Pensei na facilita pro 4411 (pelo custo-benefício) e na Janome 2008 (por suas indicações). Eu nunca costurei e quero começar agora. Quero uma máquina que me atenda para fazer roupas com tecidos variados (incluindo jeans), bolsas, carteiras de EVA com tecido, cortinas e afins. Não queria nada mt rebuscado pq estou aprendendo e não tenho mt dinheiro também. Li várias coisas sobre pontos e equipamentos, mas não consigo entender direito quais atenderiam minhas necessidades (que são as que citei acima). Ah, a falilita pro tá cerca de R$550,00 e a Janome R$700,00. Qual você acha que compensa mais custo-benefício? Teria outra melhor que essas duas?

    Muito obrigada pela paciência e dedicação!
    Abraços,
    Thalita.

    ResponderExcluir
  12. Ah, você tem algo a falar sobre a Elgin Genius J4000? Li alguns blogs que falaram muito bem dela e achei o preço ótimo...

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu!
    Eu ganhei uma Janome 2030 e, apesar de ser uma iniciante nas costurinhas, estou amando!
    Depois de tanto pesquisar acabei me decidindo por esse modelo por tudo que li aqui no seu blog.
    Adorei esse seu cantinho. Bjo!
    Ju

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu,

    Comprei uma 2030DC já faz algum tempo (6 meses), o que me ajudou a decidir foram seus posts, estou muito feliz com minha escolha, já fiz vários projetos. Ultimamente estou costurando alguns tecidos mais pesados, e percebi que o ponto reto está desalinhado. Enviei e-mail para o sac da Janome mas ainda não me responderam. Pode me ajudar? fabriciacorrea@gmail.com

    Desde já obrigada,

    Fabrícia

    ResponderExcluir
  15. Oi! comprei uma janome 2030 e estou querendo fazer quilt livre só não sei como baixar o dente de alimentação você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Também "apanhei" pra descobrir, mas aos 6 minutos deste video tem a explicação ;)
      https://www.youtube.com/watch?v=PngcyGxoTNY&t=104s

      Excluir
  16. oi ! vi que vc tem uma janome2030dc como eu ,gostaria de saber se vc faz lubrificação da parte superior ,pois eu tenho a minha há dois anos e nunca fiz isso .Sepuder me ajudar agradeço. JACi.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela sua ajuda .Mto legal seu blog
    vou procurar conhecer a Janome 2030.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. oi lu, gostaria de saber se 2030QDC costura (tecido+manta+tecido e acabamento com vies) e se costura brim e jens

    ResponderExcluir
  20. oi lu, gostaria de saber se 2030QDC costura (tecido+manta+tecido e acabamento com vies) e se costura brim e jens

    ResponderExcluir
  21. oi lu, gostaria de saber se 2030QDC costura (tecido+manta+tecido e acabamento com vies) e se costura brim e jens

    ResponderExcluir
  22. oi lu, gostaria de saber se 2030QDC costura (tecido+manta+tecido e acabamento com vies) e se costura brim e jens aguardo resposta,um abroço

    ResponderExcluir
  23. Lú, que show o seu blog! Parabéns! As dicas são ótimas e li todos os postos desse tópico. Porém, mesmo assim estou em dúvida quanto ao modelo de Janome que quero comprar. Não pretendo mexer com patchwork e nem quilt, no máximo costurar uma barrinha de tecido colorida em algum pano de prato. O que preciso mesmo é aprender a costurar o básico (mal sei fazer costura reta!) como se deve para poder fazer: pano de prato, cortinas, capa de almofada, fronhas, sobre-lençol e lençol com elástico, cortar as pernas da calça jeans (pois sou baixinha) e fazer a bainha/barra dela, Considerarei uma vitória imensa o dia que eu conseguir costurar saia, blusinha, short, calcinhas e um vestido. Então bordados e patchwork deixarei para o futuro distante. Se eu me apaixonar pela causa, irei atrás de máquinas profissionais pois já ouvi dizer que as domésticas não "aguentam a pressão" quando se trata de quiltar peças grandes. Ou seja, eu preciso de uma máquina comum que dê conta do tranco e dure a vida inteira. Aliás, pretendo me casar com ela!..rs...deixar de herança pra filha (ou neta). Não irei trocar por outra nas próximas décadas. Ando louca pela Janome 2008. Porém, desanimei pelo fato dela não ser eletrônica. Motivo? To pensando em "quando eu ficar mais velha" pois a coluna já anda com um probleminha e me disseram que costurar com o pedal pode judiar bastante a pessoa, né? Embora eu não vou passar um dia inteiro sentada na máquina. Estou em dúvida entre essa 2008 e a 2018dc, 2030dc e 3160dc. Na verdade, a dúvida é: dentre as eletrônicas qual é a mais silenciosa (moro em apto) e se todas costuram jeans. Saberias me dizer? Agradeço, desde já. Bjs :)

    ResponderExcluir
  24. A Janome informou que a 2030DC não é mais comercializada desde Maio de 2015. A 2030QDC é semelhante? Possui as características da 2030DC?

    ResponderExcluir
  25. Lu, assim como as outras colegas, achei seu blog um dos mais interessantes e esclarecedores. Não tenho muita experiência com máquina de costura. Tenho uma antiga da Singer. Pretendo costurar capas de almofada com bordados capitonê e para isso eu ia comprar uma overlock para ter um melhor acabamento. Na pesquisa em sites li seu blog e vi que a Janome 2030 faz esse tipo de acabamento. Para o meu caso que também pretendia trocar de máquina por causa do patchork, o que você sugere? A Janome 2030 faz tudo isso? Fica bom o acabamento dela na overlock? Ou tem outro tipo de máquina mais adequado? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir