terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Brother CS 6000i Review

Esse é um relato da minha experiência pessoal com a máquina de costura Brother CS6000i. Acho que máquina de costura é igual carro. Eu simplesmente não me adaptei à Brother. Mas talvez eu apenas não tenha tido sorte ou paciência, sei lá :P

No início de dezembro, adquiri minha primeira e última máquina de costura Brother, esta aqui.
Ela é uma máquina bem bonitinha, vem com muitos acessórios, inclusive o walking foot e mesa extensora. Os acessórios inclusos, a promoção de natal, e a "insistência" da loja, me fizeram optar por esse modelo.
Logo notei que, para uma máquina feita especialmente para quilt e patchwork, o espaço do braço e a mesa extensora são pequenos. Então, acaba sendo um pouco incômodo costurar trabalhos maiores.
Mas os verdadeiros problemas começaram poucos dias depois. A princípio não pareciam tão graves. Mas como gotas d'água pingando da torneira, com o tempo se tornaram insuportáveis, ao menos pra mim :(
Primeiro, a máquina fazia um barulho horrível, de bate-estacas, quando costurava mais que 03 camadas de algodão (algodão!). Para se ter uma idéia, minha vóvis comparava o barulho com o da máquina de lavar antiga dela. Ao relatar isso à Cris, do Bazar Tal e Koisas, ela me orientou a usar o calcador de transporte duplo (walking foot). Passei a usar e a questão foi parcialmente resolvida (digo parcialmente porque não dá para costurar todos os pontos com o calcador de transporte duplo, principalmente os decorativos, que gosto mais, ficam desalinhados com esse calcador). A Gislaine, do Tal e Koisas, também recomendou trocar a agulha, usar uma mais grossa.
Para piorar, eu nunca (nunca mesmo) tive coragem de usar a máquina com o controlador manual de velocidade no máximo, porque a máquina trepida muuuuuito e faz um barulho assustador :P. Provavelmente isso se deve a ausência de uma estrutura interna de metal, como há em máquinas da Singer e Janome. Uma estrutura metálica faz TODA a diferença.
O último problema, a gota d'água, é que os pontos, especialmente os decorativos, começaram a ficar frequentemente desregulados. Isso acontecia sempre após eu costurar algumas camadas de algodão, em peças leves, onde o walking foot é desnecessário. Para se ter uma idéia, eu costurei um alfineteiro em forma de almofada, inspirado neste post aqui. Reparem que a costura é feita apenas para unir os retalhos de algodão, nada mais. Depois disso, os pontos decorativos ficaram totalmente desregulados, e olha que eu sempre limpo a máquina, seguindo rigorosamente as instruções e o vídeo explicativo. Tive que deixar a máquina desligada por dois dias, só assim os pontos voltaram ao normal. Até eu costurar algumas poucas camadas de feltro e tudo desandar outra vez :(
Eu adorava minha Singer Curvy (falei um pouco sobre ela aqui). É uma máquina linda, robusta e firme, com pontos lindos (com qualidade superior aos da Brother, na minha opiniao).
Enfim, desisti da Brother e não dá pra comprar uma Singer pois o modelo mais "barato" aqui no Brasil, que dispensa o uso do pedal é a Superb 2010, que só falta falar e está na faixa dos R$ 1.700,00 à vista. Primeiro, é inviável para mim gastar tanto assim. Além disso, eu não preciso de uma "super máquina de costura", apenas um modelo simples, resistente, em que seja possível costurar sem o pedal (por causa da minha coluna).
Eu já havia pesquisado e me afeiçoado bastante com as máquinas da Janome, desde a época em que adquiri minha primeira máquina de costura. Na época, optei pela Singer por causa da assistência técnica próxima a minha residência.
Deus é tão bom! que encontrei a Janome 2030DC com um preço ótimo, frete grátis e  possibilidade de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Diante dessas condições, consegui comprar minha Agnes, que tem previsão de entrega até amanhã. Mal consigo dormir de ansiedade, hehe. Pareço criança esperando presente :D
Detalhe: só foi possível comprar outra máquina porque, além do adicional de férias, recebi um retroativo esse mês que me permitiu quitar o cartão de crédito :) Quando a gente pensa que vai ficar leve, solta e livre de dívidas, sempre surge um motivo para gastar outra vez (risos). E assim caminha a humanidade...

35 comentários:

  1. OLÁ , BOA TARDE !

    MUITO ME ESTRANHA SUAS INFORMAÇÕES REFERENCIAS À MAQUINA CS6000I DA BROTHER , MELHOR MÁQUINA IMPOSSIVEL !
    QUANDO FIZ CURSO , USEI JANOME E BROTHER , E NUNCA VI UMA MAQUINA TÃO ESTRANHA QUANTO JANOME , AÍ JÁ HAVIA ME AFEIÇOADO A BROTHER .
    PESQUISANDO COM MUITAS PESSOAS QUE JÁ POSSUIAM MAQUINA DE COSTURA , E TAMBÉM ALGUNS MECANICOS DE MAQUINA , CHEGUEI A CONCLUSÃO E COMPREI A BROTHER , E SIMPLESMENTE APENAS AMEI , MESMO PORQUE JÁ CONHECIA A MAQUINA DO CURSO .
    ENFIM ! CONCLUI QUE FIZ A ESCOLHA PERFEITA .


    ABRAÇOS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriam!
      Fico feliz por você ter tido sorte com sua Brother.
      Eu prefiro a Singer e a Janome, mas reconheço que as máquinas da Brother também são boas.
      É como eu disse no início do post. Máquinas de costura são como carros. Um mesmo modelo agrada um e desagrada outro. Eu não me adaptei muito bem à Brother, mas é capaz que outra pessoa ao manejar minha máquina, considere-a perfeita.

      Seja muito bem-vinda!

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. realmente a Brother cs6000i trepida na velocidade alta, e não é maquina para fazer trabalhos pesados, tive uma brother deste modelo e ela nunca desregulou os pontos.

      Excluir
  2. Lu, estou pesquisando a respeito de máquinas e estou em dúvida entre a Janome 2030 DC e a Brother 6000i. Não tenho experiência nenhuma com máquinas e esta será minha primeira aquisição. A vendedora da loja tem as duas opções e me falou da brother o mesmo que vc disse acima...que devido ela ser bemmmm levinha, fica trepidando d+, além de ser uma máquina chinesa, como a Singer se tornou, não tendo mais peças de modelos antigos pois lança muitas máquinas novas em pouco espaço de tempo. Gostaria também de comprar uma overlock e estou na mesma dúvida. Será que vc com a sua experiência poderia orientar-me na escolha da overlock tb?


    Grande abraço
    Debi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debi!

      Seja muito-bem vinda :)

      Na escolha de uma máquina de costura, existem 03 fatores muito importantes a considerar:
      1)Assistência técnica, peças e acessórios: são fáceis de adquirir, tem alguma autorizada próxima a sua residência?
      2)Você vai utilizar muitos pontos decorativos, ou pontos básicos são suficientes? Explico um pouco sobre pontos nesse post: http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html
      3)Quanto você pretende gastar na aquisição de uma máquina de costura?
      4)Quais recursos você deseja/precisa que sua máquina tenha?Exemplos:costurar sem pedal (muito útil durante longos períodos de costura e para evitar dores de coluna e nas pernas);arremate e retrocesso;costura com agulha dupla;corte automático de linha.

      Entre Brother e Janome, escolho a Janome devido à estrutura interna de antimônio, que oferece maior estabilidade durante a costura.
      Na dúvida entre marcas, é bom dar uma lida neste post aqui:http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/brother-cs-6000i-review-maquina-de.html

      Quanto à máquinas overloque, nunca tive a oportunidade de experimentar nenhuma :(

      Ouvi que essa máquina overloque semi-industrial verdinha é boa:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224368855-maquina-overloque-semi-industrialnovana-caixaveja-video-_JM

      Aqui tem algumas avaliações sobre a Singer 321C:
      http://parceiro.buscape.com.br/avaliacao-sobre--singer-overloque-321c.html

      E aqui tem 02 opiniões sobre a Janome 8002D:
      http://parceiro.buscape.com.br/avaliacao-sobre--singer-overloque-321c.html

      Se for possível, vá até uma loja especializada em máquinas de costura e peça para experimentar os modelos que você está em dúvida. Leve retalhos de tecidos: tecidos leves, algodão, jeans e couro. Veja se a máquina dá conta do recado. Se consegue costurar pelo menos 03 camadas de jeans sem "chorar".

      Espero ter conseguido te ajudar.
      Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar :)

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
    2. Minha querida adorei sua postagem, estou procurando uma máquina, sempre tive Singer pelo que “li “no seu comentário vou continuar com a marca, só falta escolher o modelo, pois são inúmeros.
      Aproveito para falar da máquina overloque semi-industrial verdinha (aero star) está sendo um parto, tenho há seis meses e ainda estou aprendendo a duras penas. O Barato sai caro.
      Ela é complicada para passar fio e, o mesmo rebenta fácil (fio próprio), tenho uma doméstica chinesa(+de20anos)fácil de usar ,porem limitada só trabalha com tecido leve, mas é suave e com belo ponto, portando arrependi-me de comprar a tal verdinha.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. A overloque verdinha. Possuo uma e ninguém quer comprar. Estou pensando no ferro velho...

      Excluir
  3. Olá Lú, apesar de ter lido a respeito sobre suas experiencias anteriores com as máquinas, ainda estou em dúvida entre uma singer 6180 e a janome 2030dc. A minha necessidade é uma que trabalhe sem pedal, e tenha uma mesa extensora, além de outros ítens que as dua tem em comum. O que vc me indica?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Muito obrigada pela visita :)

      Vamos lá.

      A Singer 6180 não trabalha sem pedal.

      A Janome 2030 funciona, sim, sem pedal. Mas a mesa extensora não vem inclusa. É necessário comprar a parte. Custa, em média, uns R$ 150,00 (com os acessórios de quilting inclusos).

      A Janome 3160 vem com mesa extensora e trabalha sem pedal. Também tem o dobro de pontos da 2030DC.

      Da Singer, o modelo com preço menos exorbitante que trabalha sem pedal é a Superb 2010. Mesmo assim, custa uns R$ 1.700,00. Mas tem uma infinidade de pontos, alfabeto e outros mimos.

      A sua escolha precisa ser baseada também no quanto você pretende gastar, se você precisa de muitos pontos decorativos...


      Aconselho a dar uma olhadinha nos sites da Singer e Janome, e ver as especificações de cada modelo, as funções, os pontos, os acessórios inclusos. Pesquisar muito os preços, porque variam muito de uma loja para outra, principalmente para compras pela internet.

      É muito importante também verificar se na sua cidade você consegue encontrar peças e assistência técnica com facilidade. Imagina só ter que pagar frete cada vez que precisar de uma bobina?

      Eu sou apaixonada pela minha Janome 2030, e a recomendo, sim. Nunca tive problemas. Já costurei jeans e couro sintético com ela, e a moça aguentou bem o tranco.

      Meu maior conselho é: tente procurar uma loja especializada, faça "test drive" nas máquinas. Eu amo minha máquina, mas você viu o quanto "apanhei" até encontrar a máquina de costura perfeita para mim. Não faça como eu fiz. Não compre sua máquina "no escuro", apenas baseada em opiniões (principalmente de vendedores), porque você precisa "sentir" a máquina para saber se vai se adaptar a ela.


      Qualquer dúvida, pode contar comigo =^.^=


      abraços,
      Lu

      Excluir
  4. Oi, Lu!
    Estou fazendo um curso bem básico de costura. Como eu sou gordinha, não consigo encontrar roupas para meu tamanho num preço amigável... Por isso resolvi fazer o curso que a prefeitura de Santo André dá, para me familiarizar com a máquina. Acontece que estou me apaixonando... Estou buscando uma máquina que tenha um valor barato dentro do custo benefício. Me falaram muito da Brother XL2600i, que já encontrei por R$400,00. Acabaram de indicar-me a Brother CE5500 que está em torno de R$700,00 e pouco. Vi da sua experiência com a Brother, que até então era a minha escolha. Amei a sua imparcialidade ao dizer que vc não se deu bem com o equipamento... Eu tenho problema na coluna também. Queria saber o valor da sua Janome, pois pretendo fazer outras coisinhas com a máquina e ponto decorativo vai ser muito útil. Obrigada, Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora!

      Seja muito bem-vinda ao meu cantinho :)

      Na minha humilde opinião, as melhores máquinas para você são a Janome 2030DC e a Singer Stylist 7258, que finalmente chegou ao Brasil:

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/stylist-7258

      E que você pode tentar ganhar aqui:
      http://www.lugastal.com.br/2012/08/promocao-eu-amo-costurar.html

      O preço de ambas está em torno de R$ 1.000,00. Mas, com paciência é possível encontrar mais em conta (pelo menos no caso da Janome - quando comprei custou 899,10 e já chegou aos 799,00 antes). A respeito da Singer, é possível que o valor aumente depois que ela deixar de ser lançamento.

      Infelizmente, máquinas que possibilitam a costura sem pedal são mais caras que as demais :(

      Mas eu não me arrependo de ter adquirido minha Agnes. É ótimo costurar sem precisar ficar apertando o pedal, rsrsrs.

      Não descarte a Brother como opção. Já vi muitos depoimentos de quem tem uma e adora, nunca teve problemas.

      Entre essas três máquinas, sua escolha deve estar pautada nas suas necessidades. Quer mais pontos decorativos? Invista na Singer. Essa máquina também vem com muitos acessórios bacanas inclusos.
      Obs: não sei se disponibilizaram mesa extensora para o modelo aqui no Brasil. Nos EUA ela já vem com a mesa, mas não vi nada no manual da Singer Brasil.

      A Brother vem com muitos acessórios inclusos e mesa extensora. O único problema é que não aguenta costuras pesadas, fica toda desregulada, precisa utilizar o calcador de quilt reto para costurar mais que 03 ou 04 camadas de algodão.

      A Janome é uma ótima opção. Embora não venha com a mesa extensora inclusa, esta pode ser adquirida separadamente junto com os calcadores de quilting (um ótimo investimento, por sinal). Das 03, é a que possui menos opções de pontos decorativos. Então, se você precisa desse tipo de pontos para os seus trabalhos, é melhor ver aqui mesmo no blog os pontos da Janome e decidir se são suficientes para atender suas necessidades:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Também fiz uma postagem sobre os principais acessórios:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/03/acessorios-janome.html

      A Janome tem muitos acessórios que podem ser adquiridos separadamente. Alguns são super úteis, como o calcador rolo para couro e vinil e o de zíper invisível.

      Como você quer costura roupas, priorize máquinas que tenham o ponto overloque para acabamento. Não me recordo se a Brother tem, mas a 2030DC possui e na Singer Stylist é o ponto 14.

      Devido ao problema na coluna, recomendo que invista mais um pouco e adquira um desses modelos que dispensam o uso do pedal. Você vai perceber a comodidade que é poder costurar por horas sem sentir "fisgadas" nas costas e dores nas pernas, rsrsrs.


      Espero ter ajudado.

      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  5. olá Lu! To aqui lendo e amando teu blog. Estou procurando uma máquina de costura pra fazer roupa, almofada, bainha de calça, lingerie.. e mais sei lá o que. Só pra me distrair nas horas vagas mesmo. Tenho curso de desenho de moda e figurinista mas falta o de corte e costura, se bem que até um casaquito de tafetá com capuz eu já fiz na Singer Facilita de mami. Ela tinha um gabinete mas foi foi beleléu pra se economizar espaço. É pesada pra xuxu. E só funciona com pedal. Também tenho uma coluna problemática agora com 6 parafusos de titanium que fundiram a lombar. Mas eu nem sabia que tinha máquina que funcionava sem o pedal. E que o pedal cansava a coluna. Então este blog é muito útil mesmo. Eu to aqui namorando as máquinas no site da Amazon.com esta semana eles estão em liquidação de máquinas e artigos correlatos. A Brother CS 6000i tá por 159 dolares. Eles até entregam no Brazil mas com o frete e uma taxa de alfandega(230 dolares e pode ser reembolsado se não for usado) chega a quase 500 dolares. Se a taxa for devolvida - e até acho que sim pq existe uma lei de importação para máquinas de costura que isenta esta taxa, ela cai para 220 dolares. Fica um pouco mais barato. Bom vou continuar procurando e também ter certeza de que a Amazon não usa a UPS pra enviar as mercadorias para o Brasil, porque eles cobram uma sobretaxa para delivery na tua porta. Parabéns pelo blog, queria ter metade da tua iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!

      Seja muitíssimo bem vinda ao meu cantinho =^.^=

      As máquinas antigas são realmente ótimas e costuram praticamente tudo. Mas as de gabinete realmente ocupam espaço.

      Para o tipo de costura que você quer, sua máquina tem que ter pontos de acabamento, os famosos pontos "overloque". Eu utilizo esse ponto para fazer o acabamento interno das barras das minhas calças jeans. Para lingerie, tem que ter o chamado "três pontinhos" ou "ponto elástico triplo". Para almofadas, servem os pontos retos básicos e alguns decorativos fofuchos para a almofada ficar mais estilosa.

      O pedal afeta as pernas e a coluna, ambas ficam doendo com muito tempo de uso. Mas quando já se tem problemas de coluna ou de dores nas pernas, não é preciso muito tempo costurando para sentir os efeitos negativos de usar o pedal. Tem gente que ama costurar com o pedal e nem sente nada. Eu não sou uma dessas pessoas, rsrsrs.

      Eu recomendo que você dê uma olhada na Singer Stylist, que finalmente chegou ao Brasil e é uma excelente máquina de costura, com pontos decorativos lindos e funciona sem pedal. Só não sei se o modelo vendido aqui no Brasil vem com a mesa extensora. Os que são vendidos nos EUA têm mesa extensora inclusa.
      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/stylist-7258

      Você pode tentar ganhar a Singer Stylist aqui:
      http://www.lugastal.com.br/2012/08/promocao-eu-amo-costurar.html

      A Janome também é ótima, mas teve um aumento significativo de preço. Então, é melhor ficar atenta e esperar uma promoção.

      Como a Singer é lançamento, dá para encontrar mais em conta, se pesquisar com calma. E na Amazon, ela custa quase o mesmo valor da Brother:
      http://www.amazon.com/7258-Stylist-100-Stitch-Computerized-Machine/dp/B003KK807M

      E tem como vantagem principal os pontos. São em maior quantidade, principalmente porque muitos pontos tem sua opção "espelhada". O que facilita muito a costura.

      Eu nunca comprei pela Amazon. Então, não posso te ajudar nesses quesitos de importação :(

      No mais, espero ter te ajudado.

      Qualquer dúvida, sinta-se a vontade para perguntar.


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  6. Oá Lú, td bem?
    Sou iniciante na arte da patchcolagem(estou amando) e tbm quero trabalhar com feltro, ainda não faço trabalhos muito grandes, mas pretendo avançar.Faço blusas,almofadas e muitas, muitas toalhinhas de mão e banho, graças a Deus. Tbm preciso de uma máquina sem pedal, por ter hiperlordose. Gostaria de uma máquina mais silenciosa e com mais pontos decorativos, estou em dúvida entre a janome 2030(boa,mas com poucos pontos decorativos),3160(mais pontos,porém mais cara e não sei se é silenciosa) ou uma singer (pela assistência técnica e maior opção de pontos, mas não sei se tem uma com essas qualidades dentro dessa faixa de preço). Vc pode me ajudar?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gê!

      Seja muitíssimo bem-vinda ao meu cantinho =^.^=

      Eu recomendo que você dê uma olhada na Singer Stylist 7258, que finalmente chegou ao Brasil.

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/stylist-7258

      http://www.apreferida.com/detalhes/singer-stylist-7258-maquina-de-costura-eletronica

      http://compare.buscape.com.br/singer-stylist-7258.html

      Ela tem pontos lindos, e pesquisando no youtube você encontra vídeos (em inglês) sobre a máquina. Dá para ter uma noção se é silenciosa ou não. Não consegui identificar se o modelo disponível no Brasil também vem com mesa extensora. Talvez seja melhor ligar para o atendimento da Singer e perguntar.

      Já vi depoimentos na internet sobre a Janome 3160, relatando que é silenciosa, sim.

      A Janome 2030 é uma ótima máquina, mas realmente tem poucos pontos decorativos, então talvez não seja a melhor opção para você.

      Tem a Singer Superb 2010, que pelo jeito, só falta falar, rsrs.

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/superb-2010

      O bom é analisar quais máquinas têm as especificações que você deseja. Ler os manuais, ver os pontos. Se puder, experimente as máquinas. Vá a uma loja especializada, leve retalhos, teste cada modelo, sinta como a máquina trabalha. Se isso não for possível, vídeos e depoimentos são bem úteis. Os vídeos normalmente são encontrados no youtube. Os depoimentos você encontra em blogs, flickr, sites de comparação de preços.

      Leve em consideração que as máquinas de costura são produtos industrializados, por isso, eventualmente você encontrará avaliações negativas. Sempre tem uma máquina "premiada" de fábrica. Um dos fatores mais importantes é a assistência técnica. Verifique se o atendimento é bom, se respondem prontamente e corretamente. Isso evita muitas dores de cabeça.


      Espero ter ajudado.

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  7. Nossa vc ter problemas com a Brother pra mim foi estranho mas pode acontecer, eu comprei a minha brother este ano de 2012 eu a trouxe dos EUA por 400 reais e simplismente AMO essa máquina já tinha usado antes na escola e não tive problemas para usar, já tive problemas com a Singer e desisti dessa maquina..evitem uma tal de Singer Nina é horrivel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cyllya!

      Então, é como eu explico no próprio post. Máquina de costura é que nem carro. O mesmo modelo pode vir "premiado" de fábrica para alguns, enquanto para outros não apresenta nenhum problema.

      Nunca tive a oportunidade de ver uma Singer Nina, mas obrigada por compartilhar sua experiência aqui no blog.

      Fico feliz que você adore sua máquina de costura e não tenha problemas. É muito bom encontrar um modelo, seja de qualquer marca, que atenda nossas necessidades.


      Seja sempre muito bem-vinda :)


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  8. Oi Lu, Gostei das dicas, pq estou querendo comprar uma máquina para pequenas artes (por enquanto). Sou principiante e gostaria de saber se vc também conhece a Elgin Gênius JX4000, pq já tive uma JX2030 e gostei dessa marca. Obrigada! O Blog é ótimo! Paz seja contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Selma!

      Seja super bem-vinda!

      A Elgin Genius JX4000, pelo que tenho lido, é uma ótima máquina em uma faixa de preço excelente.

      Você só deve ficar atenta ao fato de não ser um modelo muito resistente. Se quiser trabalhar com tecidos pesados, em várias camadas, sugiro que considere a Janome 2008:

      http://www.janome.com.br/produtos_detalhes.asp?sukey=39723141237WU74DWM&mukey=39563103706T5OZPNC

      Assim como a Elgin Genius JX4000, esse modelo da Janome não possui grande variedade de pontos, mas tem uma robustez fantástica.

      Contudo, não possui o ponto overloque da Elgin Genius.

      Então, é preciso avaliar cuidadosamente os modelos, tendo como base suas necessidades e planos, a curto, médio e longo prazos. Isso evita frustrações.

      Se você não for costurar tecidos pesados ou muitas camadas de tecido, a Elgin Genius é um bom modelo, até porque é o único modelo, nesta faixa de preço, que possui ponto overloque.

      Então, a escolha de uma máquina de costura, deve basear-se, principalmente em 3 fatores: seu orçamento, suas necessidades e a facilidade de encontrar acessórios e assistência técnica.

      Espero ter ajudado.

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  9. boooooooom dia!
    Tive sorte.Comprei a Brother cs6000i, usei diariamente por 2 anos e nunca precisei nem ajustar os ptos.A maquina é muito boa e continua a me ajudar nas costuras.Faz casas de botão com perfeição enquanto minha Singer Bella vive no Dr.Singer.
    Como trabalho tb. com peças grandes em patchwork preciso de espaço para o quilting então comprei ha mais de 01 ano a Janome Horizon tb. uma maquina fantástica.Cara aqui no Brasil mas como uso p. trabalhar valeu cada centavo gasto e olha que paguei por 1 ano rsrrsrs.
    Um abraço! estou no face Glaucia Persevalli de Rosa
    https://www.facebook.com/glauciapersederosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glaucia!

      Seja super bem-vinda :)

      Muito obrigada pelo carinho e por compartilhar suas experiências não apenas comigo, mas com todos os leitores e leitoras do blog :)

      Dr. Singer? Essa foi boa, rsrsrs.

      Realmente, o espaço do braço da Brother CS6000i é muito pequeno para costurar projetos maiores. O da Janome Horizon é bem maior, mas o valor da máquina aqui no Brasil é mais alto também.

      Agradeço de coração por dividir conosco suas experiências.

      Já enviei a solicitação de amizade no seu facebook,ok? O meu é http://www.facebook.com/lucilleunb

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  10. Olá! Antes de mais nada queria dizer que estou adorando ler seu blog... e estou com uma tremenda dúvida!

    Quero comprar minha primeira máquina, investimento a longo prazo, porque não quero troca-la tão cedo. Quero o maximo de recursos possíveis.

    Vou começar um curso de costura, inicialmente vou fazer coisas muito básicas... mas minha intenção é fazer roupas.

    Qual a diferença entre a eletronica e as demais?

    Estou muito encantada pela Stylist 7258.

    Até porque meu orçamento não pode passar muito dos mil reais.

    O que vc me diria?


    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!

      Muito obrigada pelo carinho :)

      Seja super bem-vinda!

      Os blogs Nanda Rocha e o Escurecer Extensão tem explicações super completas sobre as máquinas de costura:

      http://www.nandarocha.com.br/2012/12/dica-como-escolher-e-comprar-maquina-de.html

      http://escurecerextensao.blogspot.com.br/2012/08/tipos-de-maquinas-de-costura.html

      A Stylist é uma máquina bem completa para sua faixa de preço. Mas não se atenha apenas a este modelo, pesquise outras com recursos similares que se enquadrem no seu limite financeiro. Como exemplo, tem a Singer Confidence Quilter, os modelos Singer Brilliance (6160 e 6180) e as máquinas da Brother.

      Para quem pretende fazer roupas, o mais importante são os pontos de acabamento:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      https://www.youtube.com/watch?v=bmp8vdqyxl4

      Antes de fazer sua escolha, recomendo que visite uma loja especializada, leve retalhos e teste os modelos de máquina de costura que estejam dentro do seu orçamento e que possuam os recursos que você deseja utilizar.

      Ler os manuais também é importantíssimo. Através dos manuais disponibilizados nos sites dos fabricantes, você começa a conhecer cada máquina, entender as funções, ver os pontos e recursos.

      A escolha de uma máquina de costura é algo muito pessoal, por isso é de suma importância ler os manuais e testar os modelos que se enquadram em seu orçamento e atendem suas necessidades.

      Qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar.

      Espero ter ajudado!

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  11. Bom dia! vc poderia compartilhar conosco onde comprou a sua janome? nao achei nenhum site conhecido q venda, vc pode me indicar? meu email é ramires_alice@hotmail.com Super obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Seja muito bem vinda :)

      Bem, na época eu adquiri minha Janome em uma promoção no Extra.com. Custou R$ 899,00 parcelados em até 10 ou 12 vezes sem juros, não me lembro com exatidão. Recordo com precisão que o prazo de entrega de 02 dias úteis de São Paulo para Brasília foi cumprido com exatidão. Recebi na manhã do segundo dia!

      Mas tem muitas boas companhias além das empresas do grupo Pão de Açúcar (Extra, Casas Bahia, Ponto Frio). como Walmart, Magazine Luiza, Casas Belém, Dina Armarinhos, Sintel Máquinas.

      Sempre pesquise muuuuuuito antes de adquirir qualquer produto na internet. A diferença de preços normalmente é considerável. e sempre tem promoções relâmpago, queda de preços, etc.


      Espero ter ajudado!


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  12. Oi Lu!

    Meu nome é Fred e escrevo em nome de minha mãe; o nome dela é Luzia.
    Ela quer comprar uma máquina de costura onde ela possa fazer trabalhos de bordados para bebês e possa fazer babados/bordados para vender no semi-atacado. Viu isso num programa de artesanato e fazia propaganda da Brother CS6000i com seus 60 pontos, mas ao pesquisar na net vi seu post e comentei para ela e a mesma ficou na dúvida.
    Tendo em vista o que lhe expus pode nos indicar uma máquina de costura para tal serviço?

    Grato pela atenção e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Oi ^^
    Adorei o seu blog *---*
    Gostaria de pedir uma opinião ,é que quero comprar uma maquina para fazer algumas peças de roupas para a familia ,cosplays e talvez futuramente um pouco mais ja qu e pretendo fazer um cursinho de moda ,mas como meu orçamento é pequeno então to optando por uma usada ,mas mesmo assim ta dificil escolher , vi uma Máquina de Costurar e Bordar Brother 60 pontos cs-6000i computer por 500 reais , Maquina de costura brother bm3700 por 400 reais , e essa que não botaram o modelo http://gravatai.olx.com.br/maquina-costura-elgin-20-pontos-domestica-iid-522775943 ,mas que parece ser uma Elgin JX4000 por 350 reais , o maximo que posso gastar é 500 então to em duvida sobre qual valeria mais a pena .

    ResponderExcluir
  14. Oi lu ! estou com uma dúvida cruel . Estou a procura de uma máquina que tenha pontos caseados para apliquê , que costure sem pedal e foi me apresentada várias opções , entre elas a Elna 5300 . Vc conhece , me recomenda ? Segundo me foi passado ,ela tem estrutura interna em metal ,fazendo dela uma máquina que não trepida e tb mais resistente . Agradeceria muito se vc pudesse me ajudar nessa escolha .
    obrigada

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, agora nesse momento se fosse para escolher entre Superb 2010 e Janome 2030DC, qual vc escolheria? O que uma tem de melhor do que a outra? Estou querendo comprar uma e prefiro a mais completa. Ou tem outra que vc me indicaria?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Lu!

    Tenho uma máquina Brother CS 6000i e alguns dias atrás a mesma começou a fazer um barulho estranho qdo estava fazer ponto caseado em trabalhos de patch aplique, isso em um dis no outro a mesma deu E6 e parou de funcionar. Levei para um técnico aqui da minha cidade de vende Brother e conserta tbm e ele me disse que o problema era falta de lubrificação. Feita a lubrificação da mesma os pontos decorativos desconfiguraram , dai ele falou que teria que trocar o motor dos pontos decorativos e depois da troca ele não está conseguindo regular os mesmos. O que vc fez com sua máquina de desconfigura os pontos decorativos. Será que vou conseguir consertar ela???? Estou desesperada. Me ajude se tiver alguma coisa que possa me dizer a respeito, pois comprei essa máquina usada da minha tia faz 3 meses que tenho e estou desesperada.
    Obrigada
    Andréia.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Lú
    Tenho uma máquina Brother CS 6000i
    ela parou de funcionar após dar f4 o que poderia ser ?
    me ajude estou apavorado pois na cidade não tem ninguém q entenda do problema e da marca da maquina..

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde.Estou procurando uma brother cs6000i pra comprar, quem sabe queres me vender a tua, é so me avisar pelo e mail. cristinabaptista8@hotmail.com... obrigado

    ResponderExcluir
  19. Oi Lú passei muito tempo pesquisando para comprar uma máquina, na verdade não costuro nada, só os concertinhos em roupas de casa mesmo, mas quero muito aprender é uma pena que na minha cidade não tenha cursos. Até que enfim escolhi uma Janome2030dc, exatamente por todos os elogios que tenho ouvido, estou amando minha máquina e já tô comprando uns calçadores para facilitar a minha vida. Inclusive comprei uns no mercado livre que made in Taiwan gostaria de saber se já conhece e se são bons, estou aguardando a chegada dos dois que pedi para ver se gosto, mas já estou sonhando em comprar mais o que vc me diz sobre eles? Nas pesquisas levei em consideração as reclamações de máquinas e por isso desisti de uma singer brillianc, mas pelo que percebi não encontrei reclamações sobre a janome, pelo contrário só vi elogios, estão optei por ela, queria uma 2030qdc mas devido ao valor mais alto um pouco não pude. Assistencia técnica na minha cidade nem para uma singer daquelas antigas eu tenho então nem levei isso em conta. Amei seu blog parabéns.

    ResponderExcluir