domingo, 25 de dezembro de 2011

Máquina de costura, afinal qual o melhor custo-benefício?



Desde que consigo me lembrar, sempre costurei à mão. Roupinhas, capas para Bíblias, reformas em roupas e mochilas.
Aí, esse ano decidi comprar uma máquina de costura. Porque assim é possível confeccionar mais projetos em menos tempo, produzir costurinhas para incrementar a renda. Enfim, uma máquina de costura abre todo um horizonte de possibilidades.
Então, vieram dúvidas e mais dúvidas. Quanto mais eu pesquisava e lia na internet, mais questionamentos surgiam. Eu não fazia idéia que escolher uma máquina de costura era tão difícil, que havia tantos fatores a considerar, que há alguns recursos que fazem toda a diferença. Que tarefa árdua escolher uma companheirinha, ufa!
Eu queria uma máquina que costurasse de tudo um pouco, de tecidos mais delicados até a barra das minhas calças jeans.  Após muita pesquisa, minha primeira escolha foi essa aqui. Mas só fiquei com a Singer Tradition 2273 por uns 03 ou 04 dias. Ela é uma boa máquina, robusta e com design legal. Mas um dia, minha querida amiga Pri comentou o fato da máquina dela não ter ponto caseado e  o quanto é cansativo casear à mão. Pesquisei novamente e descobri que a Tradition não tem o tal ponto caseado :P. Como eu nem havia usado a máquina, consegui trocar por esta aqui, pagando a diferença.
A Singer Curvy 8763 é uma ótima máquina, robusta, bem macia para costurar e tem pontos lindos. Sem contar que suas "curvas" tornam sua aparência um charme só. Mas com o tempo surgiu um porém: meu problema de dor na coluna não estava se ajustando à costura utilizando o pedal :(. Minha avó sempre dizia que eu fiz tanto pra conseguir comprar a máquina e mal usava, que ela ficava triste com meu "desinteresse" repentino pela costura.
Depois de quase 03 meses de convivência com a Curvy, decidi vendê-la (eu ia vender a princípio, mas resolvi dar pra minha tia, que tem uma Singer semi-industrial há uns 15 anos).
Aí, surgiram muito mais dúvidas do que antes. Eu já tinha bem mais noção dos recursos de uma máquina de costura. E diante do aperto nas finanças, eu precisava escolher a com melhor custo-benefício de todas e, o mais importante, que dispensasse o uso do pedal. Horas e horas de pesquisa na net e fiquei em dúvida entre esta, esta, esta e esta aqui. Meu xodó é essa máquina aqui, mas está totalmente fora das minhas possibilidades.
Após pesquisar incansavelmente sobre cada modelo, estudar meu orçamento e comparar exaustivamente os preços, as finalistas foram a Janome 3160qdc (porque dava pra parcelar no cartão 
Carrefour da vóvis, tem corte automático de linha e estrutura interna de antimônio) e a Brother CS6000i (porque estava em uma super promoção de natal que cabia no limite do meu cartão de crédito, vem com muitos acessórios e é uma máquina com visual muito delicadinho, uma "lindeza").
Quem venceu o duelo? Essa lindinha aqui. Pontos para o excelente atendimento do bazar Tal e Koisas, para a ampla quantidade de acessórios inclusos, para os recursos e pontos lindos e para o charme que essa mocinha tem. Pra mim, a Brother CS6000i é uma máquina ideal, que possui um ótimo custo-benefício. Infelizmente, eu não tive tanta sorte com essa máquina de costura, e acabei trocando por uma Janome. Você pode entender o por quê aqui.

Acho que existe um modelo ideal de máquina de costura pra cada pessoa. E há uma infinidade de modelos e recursos diferenciados. Essa amplitude de opções acaba nos confundindo ainda mais.
Creio que o importante é levar em consideração o que é importante pra você: o que pretende costurar, se vai usar os pontos decorativos, se é importante que a máquina tenha controle manual de velocidade ou se você prefere costurar com pedal. Também é importante considerar os acessórios inclusos e os opcionais, porque às vezes os opcionais de uma marca ou modelo já vêm com outros modelos ou outras marcas. Alguns acessórios ou não são fáceis de encontrar ou o valor é um pouco elevado. A assistência técnica e o suporte também são fatores relevantes.
Enfim, escolher uma máquina de costura é uma tarefa árdua e complicada. Mas se a escolha for feita com orientação e tranquilidade, provavelmente você não irá se arrepender :D

Sei o quanto procuramos opiniões de pessoas que já enfrentaram o dilema de escolher uma máquina de costura. Eu mesma já li reviews várias vezes. Para te ajudar um pouco mais, aqui tem uma dissertação sobre as 03 principais marcas de máquina de costura vendidas no Brasil. Qualquer dúvida, sugestão ou elogio, é só comentar :)

55 comentários:

  1. Boa noite, Lu!
    Cheguei até aqui pesquisando sobre a máquina de costura Singer Curvy. Quero comprar minha primeira máquina de costura, sou iniciante, e achei a Curvy ideal para as minhas necessidades. Só que não achei depoimento algum sobre a Curvy além do seu... Tirando o problema do pedal (que eu acho que não vai me atrapalhar), você recomenda a Curvy, certo? Ela não é barata, mas achei um bom custo-benefício!
    Obrigada e parabéns pelo blog!
    Cinara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Cinara!
      Primeiramente, seja bem-vinda! Muito obrigada pelo carinho.

      A Curvy é uma ótima máquina, sim. Pelo menos, durante os 03 meses em que fiquei com ela, não tive nenhuma dor de cabeça. Os pontos são lindinhos e é uma máquina muito fácil de manusear.

      Mas no preço que está, não recomendo comprar a Curvy. Quando a adquiri, paguei R$ 875,00. Hoje ela custa pelo menos R$ 200,00 a mais. Um absurdo.
      Apesar de ser uma máquina robusta e bonita, não compensa pagar tudo isso.

      Explico o por quê:

      - Não vem com mesa extensora e não há mesa disponível para esse modelo. Então, se você começar a costurar projetos maiores, vai sentir dificuldades.

      - A Curvy só vem com os acessórios básicos. Se você quiser fazer quilting, zíper invisível e por aí afora, vai ter que adquirir os calcadores separadamente. E só aí já vai uma quantia razoável, porque tem calcador que é caro :P

      Nessa faixa de preço, eu recomendaria dar uma olhada na Singer Cosmo 7426, modelo que foi substituído pela Cosmo 7422, mas que é mais completo que sua sucessora e possui mesa extensora. Quem tem uma Cosmo, geralmente elogia. O problema é conseguir encontrar para vender, pois este modelo está esgotado em quase todos os lugares.
      http://www.pontofixo.com.br/produtos.php?tipo=10&marca=3&produto=46

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220668704-singer-maquina-costura-7426-cosmo-67-pts-_JM

      Outro modelo que talvez compense dar uma olhada é a Singer Brilliance 6180, que também vem com mesa extensora, tem 74 pontos (mais que a Cosmo 7426, que tem 67 e a Curvy, que tem 30), e ainda vem com 05 acessórios extras. O único porém deste modelo, na minha opinião, é que a caixa da bobina é vertical, ao invés de ser aquele modelo horizontal com visor transparente, que dá para acompanhar o uso da linha da bobina. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada.
      http://patchpoa.com.br/?p=435

      Em todos os modelos citados, inclusive a Curvy, falta um botão de parada da agulha, que a gente só dá conta o quanto faz falta, quando experimenta máquinas com essa funcionalidade. Poder optar se a agulha vai parar em baixo ou em cima do tecido faz muita diferença quando estamos costurando cantos, projetos maiores, fazendo qulting e patchwork.

      Ponto negativo para a Singer, que aqui no Brasil, só vende "super máquinas", caríssimas, com essa funcionalidade.

      Talvez seja bom dar uma olhada nas máquinas da Janome. A 2030DC tem a opção de adquirir a mesa extensora e os calcadores para quilting separadamente. Bom que dá para tentar economizar no preço da máquina e no preço do kit. A 3160QDC já vem com mesa extensora, mas não com os calcadores para quilting e o preço da máquina também é salgado.
      Em compensação, as 02 máquinas tem a opção de costurar sem pedal, tem botão de parada da agulha, e a 3160 ainda possui um botão de corte automático de linha.

      Como você é iniciante na arte da costura, é normal que pense: será que preciso mesmo de uma máquina com mesa extensora? Essa opção de posição de parada da agulha faz tanta diferença? Será que não é melhor investir em um modelo mais simples?

      Querida Cinara, para quem já passou por essa fase e já teve experiências boas e outras nem tanto com máquinas de costura, posso afirmar sem sombra de dúvida: adquire a máquina mais completa, mais que seja simples de manusear (senão a costura começa a ficar muito complicada).

      Na dúvida, vá em lojas especializadas, experimente as máquinas, leve retalhos de tecido, inclusive e principalmente jeans e brim (que são os "vilões", rsrsrs). Pergunte, mande email, telefone. Enfim, utilize todos os meios disponíveis para sanar suas dúvidas e fazer uma escolha segura.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  2. Olá Lu, boa tarde!!
    Também pesquisando sobre máquinas cheguei até aqui e suas dicas estão sendo muito importantes para o meu processo de decisão. Porém fiquei na dúvida sobre o que disse sobre as máquinas Singer Tradition não possuirem o ponto caseado, buscando nas características da máquina Tradition 2259 cita que possui caseador automático. Posso então considerar que essa sim possui, diferente da que você adquiriu Tradition 2273 que o caseador é manual. Correto? A 2259 na sua opinião seria uma boa opção?

    Abraços!!

    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorena!

      Seja super bem-vinda ao meu cantinho!

      Nenhuma das máquinas Tradition possui o ponto caseado para aplicações. O "caseado automático" são as casas de botão. A Tradition 2273 também possui caseador automático, mas não possui o ponto caseado que serve, principalmente, para fazer aplicações e patchwork.

      Para esclarecer um pouco sobre pontos de máquinas de costura, escrevi este post:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Espero ter ajudado!


      fica na paz,
      Lu

      Excluir
  3. oi lu, boa tarde!!
    estou pesquisando para comprar uma maquina...
    ainda nao sei costurar quase nada, mas vou me esforçar ao maximo pois, sempre quis aprender!
    gostaria que me ajudasse com sua opiniao.. encontrei a maquina singer facilita pro 4411 em um otimo preço.. (ao menos é o que parece)
    vou usar pouco e com pontos mais simples, é mais para confecsionar peças para mim e minha irmã, pois adoramos moda!!
    o que voce acha?
    sua opiniao me ajudará muito...
    bjos!
    e desde ja obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela!

      Seja super bem-vinda!

      Eu particularmente prefiro a Singer Facilita Pro 4423, por possuir mais recursos, como passador automático de linha e 22 pontos. Mas se a diferença de valor for muito alta, a Facilita 4411 também é uma boa opção, robusta e resistente.

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/facilita-pro-4423

      Para confeccionar roupas, o imprescindível são os pontos de acabamento, como o overloque. Se a máquina de costura não possuir este ponto, é possível fazer acabamentos com ponto reto e zigue-zague:

      https://www.youtube.com/watch?v=bmp8vdqyxl4

      Para maiores esclarecimentos sobre os principais pontos de uma máquina de costura, recomendo a leitura deste post:

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html


      Qualquer dúvida, é só perguntar.

      Espero ter ajudado.

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  4. lu, muito obrigada pela ajuda, mas essa que vc indicou esta quase o dobro do preço (4411=485,00 e 4423=829,00)...
    encontrei a singer facilita 2868C564 no valor de 659,00,
    o que vc acha desse modelo? é bom? compensa no preço que esta ou encontro outras melhores por esse preço? vc sabe se ela tem um bom ponto? ou ainda é melhor ficar com a 4411?
    vou ficar muito grata pela sua ajuda, pois ja estou enlouquecendo com a procura da melhor maquina em relaçao ao custo-beneficio...
    tudo que pesquiso, claro tem muitos elogios, mas falam tanto que tal maquina nao vale nada, que nao sai da Assistência e quando sai nao funciona, ja estou preocupada com a minha escolha!!
    desde ja, omeu muito obrigada Lu!!

    ResponderExcluir
  5. lu..
    aki o link da singer facilita que citei em cima:
    http://www.magazineluiza.com.br/maquina-de-costura-2868-singer-facilita/p/0108045/ed/mcel/

    ResponderExcluir
  6. lu... precisava tanto da sua resposta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela!

      Mil desculpas pela demora em responder. É que o tempo está bem corrido ultimamente, tenho que dividir entre família, trabalho e estudo.

      Então, nesta faixa de preço compensa dar uma olhada na Singer Brilliance 6160:

      http://www.magazineluiza.com.br/maquina-de-costura-brilliance-singer-6160/p/2010476/ed/mcel/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=product-extensions&utm_content=2010476&gclid=COKLg9KJ6bUCFQbqnAodokUAlA&

      Ela tem muitos mais recursos, mais pontos e é uma máquina eletrônica (mais silenciosa).

      Eu particularmente não compraria a Singer Facilita 2868 neste preço.

      Segue o link da Singer Brilliance 6160:

      http://www.singer.com.br/produtos/domesticas/maquinas/brilliance-6160

      Dê uma lida no manual, veja os recursos e acessórios inclusos, os pontos.

      Recomendo que também procure vídeos no youtube, pois podem ser bem úteis.



      Espero ter ajudado!

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  7. Lu, boa tarde!

    Estou á dias pesquisando sobra máquinas de costura... eu faço ponto cruz e sinto falta de uma máquina para poder costurar os bordados nos panos e também para consertos simples. Eu não sei nada a respeito de máquinas de costuras mas sei que não quero uma com pedal e quero que ela aguente diversos tipos de tecidos até o jeans.
    Você poderia me dar uma dica? Um empurrãozinho sobre esse assunto pois não sei costurar mas irei aprender! rsrs Pesquisei sobre a Elgin futura jx2040 e a elgin Superia jx2050 mas eu fico com medo de comprar e me arrepender pois não entendo desse assunto. Se você puder me ajudar ficarei muito agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tata!

      Seja super bem-vinda :)

      Então, existem no mercado modelos de máquina de costura que têm ponto cruz, como a Janome 3160QDC:

      http://www.flickr.com/photos/48023836@N02/5116746603/

      E que costuram e bordam, como a Brother NV-950D:

      http://www.brother.com.br/site/produto/nv-950d/149/

      É claro que o investimento também é altíssimo.

      Se você deseja bordar em sua máquina de costura, meu conselho é que adquira um modelo apto a fazer quilt livre. Não conheço muito bem os modelos da Elgin, então não posso te afirmar se é possível fazer quilt livre com eles.

      Transformar quilt livre em bordado requer habilidade, prática e boa coordenação motora. Esse vídeo da Silvana Vituriano é perfeito:

      https://www.youtube.com/watch?v=xYT08hIuP4U

      As máquinas domésticas mais resistentes atualmente são os modelos Facilita da Singer e a Janome 2008, que costura até 8 camadas de jeans. Esse vídeo do David Doria Gonçalves Junior explica tudo sobre a Janome 2008:

      https://www.youtube.com/watch?v=fiPahz06yG0

      Entre os modelos da Elgin que você citou e a Janome 2008, eu prefiro a Janome, por ser mais resistente e robusta. Mas, se fosse para escolher um modelo da Elgin, eu era apaixonada pela Elgin Genius JX-4000, por possuir todos os pontos básicos principais, inclusive overloque e ser bem bonitinha:

      https://www.elgin.com.br/portalelgin/Site/Produto/Detalhe/ProdutoDetalhe.aspx?idprod=120&sm=p80

      Também fiz este post sobre principais pontos de máquina de costura (baseado na Janome 2030DC):

      http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/janome-2030dc-pontos.html

      Na dúvida, procure uma autorizada e teste os modelos de máquina de costura que se enquadram no seu orçamento e atendem suas necessidades a curto, médio e longo prazos. Leve retalhos de tecido, "sinta" a máquina, veja a qualidade dos pontos. Sinta-se segura antes de tomar uma decisão, para evitar frustrações posteriores.

      Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.

      Espero ter ajudado :)


      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  8. Oi Lu, boa tarde.
    Comprei a máquina de costura, facilita pró 4411, mas estou vendo sites de reclamação e estão dizendo que sempre dá problemas depois de alguns meses. O que vc acha dessa máquina? eu uso apenas pra consertos das minhas roupas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Seja bem vinda ao meu cantinho :)

      Não sofra antecipadamente, querida. Não é porque algumas pessoas tiveram problemas com esse modelo de máquina de costura que você também terá. Existem certas máquinas que já saem "premiadas" de fábrica, independente do modelo.

      Se você se sente insegura e ainda puder trocar, recomendo que troque por outro modelo que lhe agradar mais. Se já não é possível trocar, fique sossegada e costure tranquilamente. Com os cuidados adequados, manutenção correta e, principalmente, escolhendo adequadamente as agulhas, linhas e calcadores de acordo com cada tipo de tecido, dificilmente você terá problemas.

      Qualquer dúvida, é só perguntar.

      Fica na paz,
      Lu

      Excluir
  9. Oi Lu, boa noite!

    Sou iniciante na arte de costurar, e pretendo comprar uma máquina com funcionalidades para costuras de roupas para mim mesma. Não uso muito pontos decorativos, mas quero uma máquina que costure bem a malha também. Estou pensando na singer 2818 ou tradition 2259. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!

      Eu consideraria a Janome 2008, porque é bem robusta e resistente. Para costurar malha, o segredo é utilizar a linha e a agulha corretas.

      Este post pode te ajudar: http://mecanicomaquinascostura.blogspot.com.br/2011/03/maquina-de-costura-como-escolher-melhor.html

      O que acontece é que ao costurar roupas, sempre nos deparamos com tecidos de diversos tipos, desde os mais finos até os bem grossos. Então, é super importante que a máquina de costura dê conta do recado e costure tudo.

      Lógico que há linhas e agulhas específicas para tecidos grossos, mas se sua máquina não for potente, não vai adiantar nada. Por isso, sugiro a Janome 2008 :)

      Mas é bom que você mesma teste algumas máquinas, para poder fazer a escolha certa para você :)

      Abraços,
      Lu

      Excluir
  10. Boa Noite!

    Estou em dúvida em qual comprar;

    Singer facilita pro 4423 ou a Singer Brilliance 6180. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!

      A Brilliance 6180 é bem mais completa que a Facilita 4423, sem contar que é eletrônica, ou seja, é mais silenciosa e "estável".

      Este post sobre a Brilliance 6180 é bem interessante: http://patchpoa.com.br/?p=435

      Espero ter ajudado!

      Abraços,
      Lu

      Excluir
  11. Oi Lu tudo bem?
    Encontrei seu site por acaso pesquisando sobre maquina...
    preciso de uma maquina pra fazer sapatinho de bebe
    e to de olho na singer facilita 2818 oque vc acha???
    é boa,ou vc tem outra opção?

    Malu

    ResponderExcluir
  12. óla Lu...Tudo bem?
    estava pesquisando sobre maquina de costura e encontei seu site,eu vou comprar uma maquina,mas fiquei indecisa em qual escolher, eu nao entendo muito sobre costura, mas vou comesar a fazer um cursinhoo :)
    só preciso escolher a maquinha adequada,vou usar mais para concerto de roupas. qual maquina voce sugeria?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Lu ? Suas dicas foram fantásticas ! Estou me empolgando para comprar uma máquina mais completa, no Amazon porque é muuuiiito mais barato, e entre uma Janone 8077 (por lá não encontrei a 3160QDC !) e a Singer 7258, acabei encontrando a Singer 9960 Quantum Stylist 600 ... e fiquei apaixonada ! Vc conhece ? Alguma opinião em relação aos recursos, barulho e ral ? Eu queria uma que operasse sem pedal. O que vc acha ? Obrigada pela atenção desde já ! Abs, Myrian Moura

    ResponderExcluir
  14. Lú OI QUERIDA PODE ME AJUDAR ESTOU QUERENDO UMA DESTAS MÁQUINA DE COSTURA DOMÉSTICA FACILITA 2818 - SINGER - Braço Livre ou Singer Facilita Pro 4411, EU ESTOU QUERENDO FAZER BRUSINHAS PARA VENDER E BOLÇAS , QUAL A MELHOR NA SUA OPINIÃO , MINHA DUVIDA É QUE TEM TECIDOS QUE SÃO FLEXIVEL E TENHO QUE TER UMA PARA TECIDOS VARIADO MAS NÃO QUERO GASTAR MUITO +- 650 REAIS , VC TEM ALGUMA PARA ME INDICAR OBRIGADA MUITA LUZ NA SUA VIDA QUERIDA BEIJOOOSSS .DE SILVANA T MARCELINO

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu,
    Acabei de descobrir seu blog, e... só tenho a agradecer, de verdade! Suas postagens são D+!

    Poderia me dar mais umas dicas, por favor?

    Primeiramente, Mecânica ou Eletrônica?
    Penso que as mecânicas sejam mais fáceis de manutenção... o custo para conserto deve ser bem menor que o custo para troca de peças de uma eletrônica... Enfim...

    Estou em dúvida entre:

    MECÂNICA: Tradition 2259 ou Facilita 2818;

    OU

    ELETRÔNICA: Stylist 7258 ou Janome 2030;

    Me interessa é que a escolhida possibilite:
    - costura para tecidos flexíveis;
    - agulha dupla;
    - pontos diversos (não preciso de tantos...);
    - braço removível;

    Na verdade, com base nas suas experiências, acredito que sua dica será para a Janone, já que foi a que vc mesma escolheu, e parece estar super satisfeita! :D

    Pergunto:

    - como está a assistência técnica da Janome na sua cidade? as peças são muito mais caras que as da Singer? É fácil de encontrar agulhas, por exemplo? (moro em Curitiba- Paraná)

    - a Janome borda nome de pessoas automaticamente? se não, qual máquina faria esse trabalho, sabe dizer? Seria a Singer Super B 2010, que tem alfabeto? (precinho alto $$$$$)

    - a Janome na função de overlock corta o tecido ou é apenas o nome do ponto? Imagino que a resposta seja NÃO... mas perguntei para ter a certeza.

    Lu, vc me passou MUITA segurança com suas experiências, portanto, me pareceu a melhor pessoa para pedir uma assessoria!

    Parabéns pelo blog!

    Ah, aproveito para deixar registrado abaixo algumas dicas do que descobri hoje, que poderão ser úteis para as leitoras do seu blog, na hora de escolherem a suas "AGNES", rsrs...

    1 - Esse vídeo contém dicas básicas de como escolher uma máquina: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xdTfApR1xcE

    2 - Acabo de visitar o site oficial da SINGER:
    http://www.singer.com.br/maquinas-domesticas/

    Lá é possível acessar a máquina que mais preenche as necessidades do interessado, ou até mesmo acessar o menu de comparações entre os produtos. Segue abaixo as duas formas:

    A) Clicar nas opções à esquerda escolhendo o que deseja;

    OU

    B) Clicar em "comparar" abaixo de cada máquina - até quatro máquinas o site consegue comparar as funções de cada uma das escolhidas - é só clicar no "comparar este produto" e subir um pouco com o mouse até o botão vermelho que fica logo acima da foto da primeira máquina, bem no meio da página, e clicar em "comparar".

    E pronto, fica tudo mais claro...

    Lu, mesmo depois das comparativas que consegui pelo site da SINGER, espero sua opinião sobre qual das minhas escolhidas seria a melhor em Custo X Benefício, visto que vc é uma Expert em Máquinas de Costuras e possui experiências com diversas marcas...

    Beijos!
    Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    Gi.

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu,
    Estou me sentindo meio marciano aqui, rss... bem, bamos lá: estou querendo comprar uma máquina de costura para reformar um sofá. Ele é de couro sintético, mas vou trocar por Chenile. Como pretendo usar pouco a máquina (acho que dificilmente vou usar de novo), fiquei imaginando se uma máquina dessas domésticas daria conta do recado de costurar esse tecido. Ele é leve mas um pouco espesso. Seria só costuras retas, mas devo me atrever a fazer costuras duplas. Vi alguém vendendo uma Singer Precisa praticamente nova. Será que ela me atenderia?
    Obrigado pela atenção,
    Ernani

    ResponderExcluir
  20. lu estou com uma tremenda duvida , qual q maquina vc acha melhor a singer facilita 2868 ou a 4411? beijos flor espero que vc me ajude muito

    ResponderExcluir
  21. Olá Lú, estou pesquisando para comprar uma máquina de costura. Não tenho muita experiência e gostaria de sua opinião. Estou em dúvida entre a Elgin JX 4000 e a Singer Brilliance 6180, o que vc acha?
    Obrigada
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu, estou querendo comprar uma maquina de costura que borde que faça bico em fraldas, pensei em compra a brother cs6000i. o que vc acha...
    daniela

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Oi. Gostaria de começar a fazer patchwork e algumas costuras, nunca costurei. Não ideia da maquina que poderia iniciar, e claro que seja facil de manusear e com preço bom. O que me indicaria.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Olá,estou em duvida de qual maquina comprar,quero fazer artezanato,patchwork e roupas pra mim mesma e familia,..QUAL É MELHOR?MECANICA OU ELETRONICA??eu quero variedade de pontos decorativos,mas vi que as eletronicas sao pouco resistentes,mas as mecanicas nao tem tantos pontos...me ajude

    ResponderExcluir
  26. Lú, que incrível seu blog. Boquiaberta com tantas informações úteis. Mas vamos lá, sou uma apaixonada pela costura, mas nunca pratiquei nada além da máquia da vovô. Estou me matriculando em um curso, mas quero ter logo minha máquina. Ah quero poder costurar de tudo, jeans, malha, ceda.. enfim.. Meu orçamento não está lá essas coisas, então pensei em comprar a singer brilliance, porém, estou naquela dúvida cruel se vai ser a 6180/74 pontos ou a 6160/56 pontos. Tem poucas diferenças, tirando a quantidade de pontos e tal, mas o que me chamou atenção foi a overloque inclinado que a de 56 pontos tem com a diferença do regulador da tenção do fio e o isolador dos destes que a 74 não tem. Vish.. to ficando doidinha. me ajuda, vai! Bjoss e desde já obrigada. Danielle

    ResponderExcluir
  27. Oi Lu, trabalho com bolsas tenho a facilita 2818 mais está com problemas e quero trocar minha máquina qual você me recomenda?

    ResponderExcluir
  28. Oi Lu! Gostaria mto de comprar uma máquina. Não sei fazer nada, mas aprendo rápido. Gostaria de fazer roupas para uso pessoal, bonecas p/minha filha, bainha de calça jeans, fronhas, capa p/almofadas... gostei da singer facilita 2818, mas não sei se seria a ideal. Você pode me sugerir alguma? Desde já agradeço sua atenção. =)

    ResponderExcluir
  29. Nossa, feliz por te achar e ler suas sugestões. Então achei melhor lhe falar das minhas necessidades e lhe pedir ajuda. Quero comprar minha primeira máquina. Ela não seria um dinossauro medonho na minha vida porque minha mãe foi costureira e fiquei acostumada de vê-la trabalhando. Tenho algumas necessidades: vou costurar tecidos em malha, tule, colchas e farei consertos como jeans, calças sociais, para a família mesmo. Gostaria que esta tivesse opção para quilting e/ou patchwork para fazer minhas colchas. Não conheço máquinas com pontos decorativos, então não sei se precisarei. Mas gosto da ideia para lembranças. Esta máquina precisa ser portátil, com ruído um pouco menor e no valor até R$900,00. Existe uma máquina que me atenda? Já li sobre a Janome e me encantei, mas não faço ideia do que comprar! Sinto segurança no que você diz, pode me ajudar? Abraços, Hérica Barbosa

    ResponderExcluir
  30. Olá! Estou a procura de uma maquina e estou feliz de ter encontrado aqui sugestões maravilhosas... Com essa infinidade de maquina fico perdida, confesso que me apaixonei por varias. Pois bem, queria a opinião de vcs, estou interessada na SINGER STYLIST 7258, por favor me ajudem, queria saber se ELA é uma maquina boa, é o tipo de maquina que ficarei por muito tempo sem preocupar em troca-la tão cedo. Pretendo investir em torno de uns 1.300,00 no máximo. Conto com a ajuda e experiencia de vocês. Lembrando que a mtos anos eu entrei no corte de costura qdo adolescente, não tinha interesse na verdade, quem tinha era minha mãe, não dei valor, tenho uma noção de costura. Hoje depois de anos quero entrar no corte o mais breve possível, estou a procura da maquina, bom eu tenho uma singer antiga que foi presente de minha mãe, <3. Quero uma mais moderna, sei fazer sai para mim consertos e alguns tipos de artesanato que amo muito tipo pano de prato e tbm faço pintura em tecido onde confecciono os meus panos e quero mesmo aprender fazer minhas roupas, minha despesa com roupa é muito alta e isso irá ajudar muito. AMIGAS ME SOCORRE. :D

    ResponderExcluir
  31. Olá! Por gentileza, estou para comprar uma máquina de costura e estou em dúvida entre: SINGER FACILITA PRO 5523 e SINGER BRILLIANCE 6160. O objetivo é para confecção de roupas para mim e reformas em todos os tipos de tecidos.Algumas questões que me deixam em dúvida na escolha são:
    - a Brilliance tem mais pontos, porém é mais lenta
    - por ser eletrônica os pontos sairão mais parecidos
    - A Singer me respondeu que a Brilliance é indicada para bordados, mas ela costura jeans e outros tecidos numa boa?
    - Dizem que para iniciantes o melhor é a máquina mecânica (ponto p/ a 5523)
    Enfim, quanto à facilidade de manuseio e para o meu objetivo, qual seria sua opinião? Estou muitooo em dúvida!! Mas entre vantagens e desvantagens, o que priorizar? O que é mais immportante a ser considerado? Ao fazer a simulação no site da Singer deu que para mim o ideal seria a Facilita Pro 5523 e 4423. Agradeço demasiadamente a atenção!!! Grande abraçoo!!
    Priscila Tavares - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! qual máquina você comprou, estou querendo comprar a
      FACILITA PRO 5523 ou 4423 você gostou desses modelo elas são mesmo resistentes? No aguardo de sua resposta.
      se não for incomodar vc pode responder para o meu
      e-mail nanevilla@hotmail.com. ou naneguerreira@gmail.com
      Abraço Eliane

      Excluir
    2. olá! qual máquina você comprou, estou querendo comprar a
      FACILITA PRO 5523 ou 4423 você gostou desses modelo elas são mesmo resistentes? No aguardo de sua resposta.
      se não for incomodar vc pode responder para o meu
      e-mail nanevilla@hotmail.com. ou naneguerreira@gmail.com
      Abraço Eliane

      Excluir
  32. O que você tem a dizer da Cosmos 7426 de 69 pontos, já ouviu falar , é boa, não da problemas. obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Olá! MENINAS comprei uma singer Superb e estou amando. Super fácil de usa-la. Comprei no MERCADO LIVRE em toda a net foi o lugar mais barato, Lembrando aqui ela é novinha perfeita não tive nenhum problema, não faltou nada. Eu recomendo e esse vendedor vende outras marcas da SINGER e credito q deve ser tbm mais em conta meu email se quiserem mais informação sobre o vendedor. LANESILVAMARTINS@OUTLOOK.COM

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, Lu. Tudo bem com você? Inicialmente gostaria de elogiar seu blog, é maravilhoso! Por favor, preciso de um auxílio seu. Minha mãe quer uma máquina de costura de presente de Dia das Mães e estou completamente perdida, sem saber por onde começar a procurar. E o pior: nem ela sabe qual comprar, rsssss. Minha mãe quer uma máquina que faça costura reta e zigue-zague e costure o maior número de tecidos possível, sobretudo, tecidos de algodão em geral. Ela tem muito pouco experiência, faz apenas pequenos reparos, barras, costuras domésticas em geral. Por gentileza, qual você me indica para comprar? Beijos! Mayra Marra Barbosa

    ResponderExcluir
  35. Olá Lu,
    Você pode me dizer qual a diferença nos modelos singer facilita 4423 e 5523?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi em outro post, que é basicamente a cor.

      Excluir
  36. Oi Lú seu blog é muito legal. Estou escolhendo uma máquina pra mim e com a imensa dúvida entre a Facilita Pro 4423 e Brilliance 6180. Preciso de uma máquina para fazer roupas para meus filhos então precisa costurar tecidos como o jeans e brim, além disso eu gostaria de uma que fizesse aplicações em patchwork, por isso a dúvida. Pode me ajudar? Aguardo com ansiedade. Beijos

    ResponderExcluir
  37. Oi Lú tudo bem? Sua experiência nos ajuda muito.
    Minha dúvida é entre a facilita 2968, 2868, 5523 e a 2018 da Janome. Preciso de uma máquina que costura malha,tecido fino e grosso, ou seja o que todas esperamos de uma máquina. Portanto, me ajude por favor no que é melhor custo benefício. Meu receio com a 2018 janome é o custo da manutenção por ser eletrônica. Gostaria de uma facilita, porém tem muitas reclamações no Reclame aqui. Tá difícil ..... Bjs e muito obrigada !

    ResponderExcluir
  38. qual melhor modelo para uso domestico 5523 ou 2818???

    ResponderExcluir
  39. Bom dia.
    Estou a procura da minha primeira maquina...faço curso de corte e costura e minha professora gosta da brother mais a pessoa que me ajuda nos artesanatos me indicou singer...
    Estou em duvida em 2 e nao sei qual escolher...é a singer 6180 e a brother bm3850...vou usar tano para o corte e costura e para fazer artesanato...
    obrigado
    Débora.

    ResponderExcluir
  40. Ola Lú. Tudo bem ? Estou quase enlouquecendo de tanto pesquisar maquinas de costura. Preciso de seu socorro. Resolvi usar o dom que herdei de minha mãe e começar a costurar. Pretendo fazer roupas sob medida e também costurar para vender a roupa pronta. Gosto de usar batas e sempre me perguntam onde compro, então resolvi confeccionar pra vender. Gostei da Curvy 8763 pela variedade de ponto decorativos, pois bata sempre pede um ponto ou bordadinho na manga, barra, etc. Minha dúvida é se essa maquina aguenta o tranco, ou se ela é indicada apenas para pequenas costura. Ou se você pode me indicar outro modelo, que não seja muito cara. Desde já te agradeço. Suely

    ResponderExcluir
  41. Bom dia estou querendo comprar imã maquina de costura doméstica queria uma opinião entre a Janine 1006 e a Singer 1306 pois quero uma em que eu possa usar agulha dupla mas parece que a janome não da e queria usar aquela pecinha que faz overloque na máquina comum.

    ResponderExcluir
  42. oi estou em curso de corte costura ainda não tenho minha máquina
    estou pesquisando qual comprar
    vc tem como me ajudar?
    gostaria de uma máquina que fosse singer que costurasse jeans malha tecidos finos...
    e tbm tenho observado que tem máquina que sai a base que é pra fazer bainha invisível costurar punha etc...
    esse tipo de máquina pode vir a dar problema no encaixe?
    obrigada

    ResponderExcluir
  43. Promoção Janone 2018 DC, por R$ 949,90 parcelado ou R$ 1000,00, 10 x. Magazine Luíza.

    Amigas
    Achei o preço super em conta. Já comprei a.minha . Vale a pena pelo que li.

    ResponderExcluir